free web
stats

CNC lança curso sobre Património Ferroviário

barreiroPatrimonioO Centro Nacional de Cultura (CNC) lançou um curso dedicado ao Património Ferroviário para ter inicio em Abril. A formação insere-se no programa de cursos curtos  da entidade e procura fazer uma abordagem integrada da história, da cultura, dos valores e dos bens ferroviários e do respectivo património cultural.

O curso CAMINHO DE FERRO E PATRIMÓNIO FERROVIÁRIO, que se divide em dois módulos, começa a primeira parte em Abril e prolonga-se até Junho. Participam na formação Jorge Custódio, ultimo Director do Museu nacional Ferroviário. Ana Silva e Sousa, Paula Azevedo, Judite Roque, Nuno Barrento, e Luís Filipe Lopes.

O primeiro módulo compreende 10 sessões. Nove teóricas e uma pratica que consiste numa viagem de estudo, que entra no programa de passeios do CNC. Os temas das sessões passam pela Revolução Industrial, Industrialização e Caminho de Ferro. Seguem pela história ferrovia em Portugal, e Património Ferroviário. Aborda a identificação dos bens culturais ferroviários, bem como a Protecção e Salvaguarda: princípios, critérios e casos. Os critérios, as metodologias e as técnicas na conservação, restauro e reabilitação, também merecem atenção. Bem como a Museologia e museus ferroviários. A primeira visita técnica será ao Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento.

A formação CAMINHO DE FERRO E PATRIMÓNIO FERROVIÁRIO, no primeiro módulo decorre entre de 12 de Abril a 7 de Junho, e divide-se em nove sessões teóricas às terças-feiras entre as 18h30 às 20h. O curso tem o suporte do Grupo de Investigação do Património Ferroviário da APAI.

Mais informações podem ser encontradas AQUI