free web
stats

PFP já tem projectos estruturantes de natureza colaborativa

Untitled-2Das mais de 30 ideias lançadas no brokerage day organizado pela Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) em Fevereiro, já existem 9 projectos estruturantes de natureza colaborativa em perspectiva. A etapa seguinte está agendada para o próximo mês de Abril, onde deverão ser abordadas soluções de financiamento, e formar grupos de trabalho.

A sessão que lançou as ideias para os 9 projectos, alguns com caminho feito, ocorreu em Lisboa no Instituto Superior Técnico a 12 de Fevereiro. Os trabalhos que se pretendem realizar, saídos do evento, respondem a sete dos oito temas onde a plataforma procura estimular a inovação dentro do sector ferroviário.

Ao nível do Material Circulante foram identificados 2 projectos. Na Atractividade do Sistema Ferroviário deverão existir um projecto específico e outro partilhado com a área do Material Circulante. Outro dos temas que agrega a plataforma, a Infraestrutura, identificou 2 projectos, um para métodos de monitorização e outro para futuras infraestruturas. Com uma proposta cada para estimular a cooperação, entre empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e os utilizadores finais; vão apresenta-se 4 temas: Eficiência Energética; Transportes de Mercadorias; Gestão do conhecimento; Controlo, Comando e Comunicações.

A área da Testes, homologação e interoperabilidade não apresentou nenhuma ideia e consequentemente não estimulou Projectos estruturantes de natureza colectiva e colaborativa.

Para Abril está ainda previsto serem identificados métodos de financiamento para os projectos. A plataforma sinalizou existirem oportunidades nacionais no âmbito do Portugal 2020. A nível europeu no âmbito do Horizonte 2020, com particular destaque para a iniciativa Shift2Rail.