free web
stats

Em Abril: Ciclo de Conversas e Exibições APAC passa pelo Entroncamento

mnf_enO Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, acolhe no próximo dia 16 de Abril mais uma sessão do Ciclo de Conversas e Exibições APAC. A segunda série da iniciativa promovida pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos-de-ferro será dedicada às carruagens de passageiros e insere-se numa proposta mais vasta.

Além da apresentação “Como se viajava antes de 1940″ dinamizada pelo associado APAC Fernando Pedreira que dá mote à iniciativa, o dia de programa contempla visita ao Museu Nacional Ferroviário, almoço e a apresentação “MNF -  Um museu para todos” pela instituição.

A proposta de um dia ferroviário encerra com a apresentação “Como se viajava antes de 1940″. Na senda de emprestar algum contexto à sessão de dia 16 recolhemos algumas palavras junto do investigador Fernando Pedreira. A nossa curiosidade começou por procurar saber que o que pode despertar interesse numa proposta de tema denso e especializado como as carruagens de passageiros.

Embora o tema possa ser um pouco hermético, e centrado em temas associados a aficionados de temáticas ferroviárias. A apresentação poderá ser um principio de descoberta do acervo de material circulante do MNF. Fernando Pedreira propõe-se emprestar, a quem visitar o MNF, pistas para interpretar a “caracterização dos parques das várias companhias e administrações da via larga, com características diferenciaras desde a origem, e que, com o avançar do século, foram ganhando personalidades mais marcadas, que nunca perderam até bem depois da integração na CP de 1947″.

O dia de temática ferroviária, inserido no Ciclo de Conversas e Exibições APAC, tem organização APAC e colaboração do MNF. A participação no programa encontra-se aberta à participação do público em geral. Mais informação podem ser pedidas junto da associação via APAC@net.sapo.pt