free web
stats

Pontes Metálicas: IP anuncia conclusão de intervenção proteção anticorrosiva

A Infraestruturas de Portugal concluiu uma sequência de intervenções de proteção anticorrosiva em pontes metálicas na Linha do Norte. O tratamento anticorrosivo visou as pontes metálicas de Arzila e Mondego Velho, localizadas no concelho de Coimbra.

As estruturas metálicas destas pontes, informa o gestor, “datam de 1908, apresentavam alguns focos de corrosão e perda de secção, razão pela qual esta acção se revestiu da maior importância tendo em vista a preservação e manutenção da superstrutura em condições de segurança e fiabilidade”. A empresa diz ainda que no âmbito da acção foram ainda desenvolvidos pequenos trabalhos de reabilitação de pintura na Ponte do Mondego Novo.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 2358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas, “algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico”, refere a parte ferroviária da IP.

A empreitada, adianta ainda, representou um investimento na ordem dos 530 mil euros. As intervenções de preservação e manutenção visaram reiterar o estado de segurança das obras de arte e confirmar a continuação ao serviço sem limitações.