free web
stats

Próxima paragem: Modelismo Ferroviário em Lousado

MNFlousado01Mensalmente o entretenimento do modelismo ferroviário  anima o espaço museológico do Museu Ferroviário de Lousado, o próximo encontro acontece já no próximo sábado dia 16 de Abril. O encontro será temático e terá como base as locomotivas das serie 1500 e 1520 da Alco, e composições históricas.

“Trata-se de um sábado com um encontro temático de locomotivas cp diesel serie 1500 e 1520 da Alco, e vamos tentar recriar ao máximo composições representativas”, começou por adiantar fonte próxima do colectivo Módulos Comboios do Norte. O grupo dinamiza mensalmente a área museológica com circulações especiais o conjunto de módulos, também do colectivo, expostos no Museu Ferroviário de Lousado.

Para além do movimento das composições, outro atractivo passou para o circuito de módulos que cresceu. Agora são mais de 40, “uma parte em via dupla, e depois através de uma bifurcação temos acesso à via única”; e estenderam-se a uma segunda sala do Museu. “O layout está dividido por 2 salas. A via única entra por uma porta para a sala ao lado. A operacionalidade é feita através de comunicação entre ambos os lados”, por talkies.

No entanto colocando elementos do colectivo estrategicamente têm linha de visão para evitar qualquer contratempo. “Estando alguém na bifurcação que dê entrada ou saída, funciona perfeitamente”, explicou. “Assim os responsáveis de via única ou via larga ficam libertos apenas para os seus troços. Temos uma estação na via larga, uma triagem e na via única outra estação, ou seja há sempre elementos nestes pontos e outro na bifurcação”.

A gestão da maqueta reúne “um mínimo operacional entre 4 a 5 [elementos], mas o ideal dos ideais passa por 2 por estação (4), 2 triagem e 1 na bifurcação, ou seja 7″. Com sete adianta que a operação será mais fluída, com menos tem tendência a atrasar “mais um pouco”. Embora o mote seja a liberdade, o convívio e o entretenimento. “Não usamos horários rígidos, mas as composições têm um guia, por isso existe a flexibilidade de atrasar um pouco a operação em si”.

A oportunidade de confirmar e conferir acontece já no próximo sábado, entre as 10h e as 12h, e as 14h e as 17h. O Museu de Lousado encontra-se servido pela Linha do Minho.