free web
stats

Pela terceira vez se vai “Entrar Na Linha”

image1O Movimento Cívico pela Linha do Tua – MCLT – já anunciou a data para a primeira iniciativa “Entrar na Linha” de 2016.

Será já no próximo dia 21 de Maio e as inscrições podem ser feitas acedendo a http://goo.gl/forms/FU8xWqsrXs e deixando ali os seus dados.

Numa altura em que se fazem os preparativos finais para esta que será a “III Entrar na Linha”, vale a pena recorrer aos arquivos e recordar como decorreu a anterior.

A Webrails falou com Carlos Cunha, natural e residente em Cortiços, e com José Cândido, membro fundador do MCLT.

A WebRails falou também com Filipe Esperança, membro activo do MCLT e o organizador desta iniciativa.

image4Foi a 2 de Maio de 2015 que aconteceu a anterior “Entrar Na Linha”, iniciativa que promoveu a conservação e limpeza da via e de alguns elementos ferroviários, dessa vez ao longo dos 7km que separam as Estações de Romeu e Cortiços.

Esta foi a segunda vez que o MCLT lançou o apelo, tanto a cidadãos em geral como a “ferroviários” em particular, para se colocar mãos à obra e actuar no terreno, com pequenos mas marcantes gestos, deixando “tudo um pouco melhor” do que estava. Foram mais de duas dezenas as pessoas que aceitaram o desafio, com ações como tornar uma Estação um pouco mais limpa, dar mais visibilidade a um Marco Quilométrico, cortando algum mato para futuros caminhantes poderem passar mais facilmente, e para isso contaram também com o Presidente da União de Freguesias de Avantos e Romeu e o Presidente da Junta de Freguesia de Cortiços, que marcaram presença e deram apoio à organização.

image3 Um dos gestos muito simbólicos desta iniciativa teve lugar precisamente no início da jornada, tendo sido restaurado um sinal de trânsito de betão, na aproximação da Passagem de Nível do Romeu. Munidos de equipamento adequado e alguns pincéis, o sinal foi todo escovado e pintado, tornando-se assim bem mais notória a sua presença, ajudando a não deixar esquecer o património que ainda ali vive, assim como recordar a importância que esta linha já teve neste local e nestas gentes que ali passam ou vivem.

Não perca este Comboio, venha dar nova vida à Linha do Tua, inscreva-se!

http://goo.gl/forms/FU8xWqsrXs

Daniel Nogueira

Membro Fundador do MCLT