free web
stats

A terceira “Entrar Na Linha” já tem data marcada

entrarNaLinha01O Movimento Cívico pela Linha do Tua – MCLT – já anunciou a data para a primeira iniciativa “Entrar na Linha” de 2016. Será já no próximo dia 21 de Maio e as inscrições podem ser feitas acedendo a http://goo.gl/forms/FU8xWqsrXs e deixando ali os seus dados. Numa altura em que se fazem os preparativos finais para esta que será a “III Entrar na Linha”, vale a pena recorrer aos arquivos e recordar como decorreu a anterior.

Foi a 2 de Maio de 2015 que aconteceu a anterior “Entrar Na Linha”, iniciativa que promoveu a conservação e limpeza da via e de alguns elementos ferroviários, dessa vez ao longo dos 7km que separam as Estações de Romeu e Cortiços. Esta foi a segunda vez que o MCLT lançou o apelo, tanto a cidadãos em geral como a “ferroviários” em particular, para se colocar mãos à obra e actuar no terreno, com pequenos mas marcantes gestos, deixando “tudo um pouco melhor” do que estava. Foram mais de duas dezenas as pessoas que aceitaram o desafio, com ações como tornar uma Estação um pouco mais limpa, dar mais visibilidade a um Marco Quilométrico, cortando algum mato para futuros caminhantes poderem passar mais facilmente.

entrarNaLinha02Porventura o gesto mais simbólico do dia teve o apoio da família Menéres. A Quinta do Romeu é vizinha da Estação do Romeu, e foi no antigo jardim desta Estação que se plantou uma Oliveira, símbolo de paz, de vitória e de positividade, e que foi oferecida por João Menéres.

Podemos ver esta oliveira a ser plantada, assim como mais algumas imagens marcantes do dia, no video apresentado aqui agora. O som que o acompanha é um extracto do pequeno debate levado a cabo junto da Estação de Cortiços, onde a caminhada terminou e onde se discutiu o futuro, se lembrou o passado e se viveu o presente na Linha do Tua.

Não perca este Comboio, venha dar nova vida à Linha do Tua, inscreva-se!

http://goo.gl/forms/FU8xWqsrXs

Daniel Nogueira
Membro Fundador do MCLT

 

entrarNaLinha01