free web
stats

CP vende locomotiva Mallet

tuaO operador ferroviário publico vendeu uma locomotiva a vapor estacionada na estação do Tua, na Linha do Douro. O antigo veículo, uma Mallet ex-MD, foi carregada esta quarta feira em camião para o novo dono.

Sem adiantar quem adquiriu ou para onde seguiu, fonte CP confirmou que a locomotiva foi efectivamente vendida. “Podemos adiantar que o comprador é estrangeiro e o contacto surgiu na sequência de uma manifestação sua de interesse na aquisição deste material”, referiu.

Sobre o papel da Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) neste cenário, informou que a FMNF foi consultada previamente. Um processo em linha com declarações recentes do operador ferroviário a propósito da venda de material circulante abatido ao serviço para sucata. Procuramos também saber qual a leitura da FMNF, mas até à publicação do artigo não houve resposta.

De acordo com Manuel Tão, presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário, trata-se de uma locomotiva “Mallet ex-MD 401/10, ou CP E-161 a E170″ de via estreita. A série inaugurou as linhas do Corgo e Sabor, referiu ainda.