Dia dos Museus em Lousado
O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado assinala em 2016 o dia internacional dos Museus a 21 de Maio.
No quadro de actividades programadas pode destaca-se a exposição de Deolinda Silva “Arte francesa”, patente no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado. Com inauguração prevista para Sábado 21 de Maio. E que pode ser visitada até 31 de Julho.
Nota Biográfica: “Deolinda Silva é natural de Lobito, Angola, mas encontra se em Portugal há mais de 40 anos residindo há 12 anos na freguesia de Lousado. O gosto pelas artes manuais levou a inspirar se na arte francesa e na pintura a óleo. Estas duas artes culminaram na perfeição para o aparecimento de várias obras com a assinatura de “Linda Silva”. No lançamento da sua marca Deolinda Silva inspirou se na linha férrea onde nos aponta a importância da ferrovia na freguesia de Lousado e no mundo“.
A “estrada de ferro” como é denominada marca uma forte presença nesta exposição, reproduzindo também outros quadros de referência como rostos, espaços e lugares que refletem diferentes modos de vida. Tudo isto é o ponto de partida para esta exposição realizada através de obras que agora se partilham.
Ainda no dia 21 de Maio Modelismo ferroviário e LEGO.
Sobre a animação dos modelos e módulos que emprestam vida um vez por mês no Museu, nota da entidade destaca: “Muitas vezes já admirámos uma “Pista” de Comboios numa montra de um bazar pelo Natal! Ou numa prateleira de um estabelecimento comercial; e até quantos de nós já tivemos uma dessas “pistas”. O ferromodelismo vai ser reposicionado no Museu e aparece com nova configuração”.
Outro dos atractivos que desafia uma visita a Lousado passa magia do LEGO. “Cada dia pode surgir um modelo diferente, as peças de LEGO® fáceis e robustas para montar e desmontar. Com a atual diversidade de peças e outros acessórios, os temas vão do castelo medieval ao barco à vela, da cidade com comboios às batalhas de super-heróis, da ficção científica à robótica de vanguarda”, adianta nota do Museu.