free web
stats

Novo MNF faz um ano a 18 de Maio

MNFrotunda_21Talvez não seja para dizer, mas o Museu Nacional Ferroviário (MNF) no Entroncamento, nos moldes actuais, faz um ano no próximo dia 18 de Maio. Embora não pareça, falta pouco mais de uma semana para o aniversário, pedida informação, se a entidade vai assinalar a data e qual será o programa se o fizer, não obtivemos resposta.

Do que a nossa plataforma conseguiu apurar, embora não tenha conseguido confirmar junto do MNF, fica um esboço que não conseguimos focar. Assim, existe a possibilidade da entidade conceder entrada gratuita no dia 18. Poderá ocorrer, depois de meses de avanços e recuos, a estreia do circuito de modelismo tripulado. A composição presidencial está disponível só falta certificar a linha.

No entanto, se há incerteza quanto à existência de um quadro de actividades definido pela Fundação Museu Nacional Ferroviário para o dia de aniversário, esta contrastas com a iniciativa de outros núcleos museológicos de gestão partilhada. O caso do núcleo de Lousado revela que o aproveitamento das datas não é novidade, expresso no relevo da produção de actividades, e importância da divulgação. O programa  do espaço museológico, à boleia do dia internacional dos museus, está acessível e posiciona-se como uma bandeira para atrair publico disperso.

No caso do Museu no Entroncamento, para além do silêncio às solicitações de informação, oficial nada se sabe. E questionado via telefónica manda estar atento ao site e à página do Facebook. Silêncio e “chapa 5″ sem qualquer flexibilidade. Postura que não permite, por um lado, o agendar prioridades por parte de potenciais interessados, e por outro preparar com tempo conteúdos para chegar além do publico ferroviário.

Moldura de visibilidade que destoa do quadro de “desenvolvimento da programação e definição e constituição dos serviços da frente pública do MNF”. Isto quando se entende que o MNF só por si dificilmente atrai publico de forma expressiva para chegar ao nível de outros Museus europeus. Ou apresenta-se de difícil entendimento a produção feita em “cima do joelho” de datas de referência, ou a divulgação de programas sem tempo para alcançar e potenciar públicos.

Atractividade onde a comunicação paulatinamente tem vindo a funcionar pior. Como curiosidade basta referir a aposta recente do Museu na mobilização da sociedade civil para a deslocação de um veículo do Porto para o Entroncamento. A entidade pediu ajuda, mas na difusão de uma iniciativa sua e do seu interesse  ficou-se pelo facebook. Isto quando tem um site, a par do facebook, serve como canal de informação oficial.

Referir que o aniversário de uma ano de actividade do Museu Nacional Ferroviário acontece no Dia Internacional dos Museus, assinalado anualmente a 18 de Maio. O tema proposto para 2016 tem como pano de fundo o “Museus e Paisagens Culturais”. A Noite Europeia dos Museus irá decorrer a 21 de Maio. As duas datas mobilizam museus de todo o mundo, os portugueses também, para a realização de actividades culturais.