free web
stats

CP 160 anos em andamento

160CPEm 2016 o operador ferroviário CP Comboios de Portugal comemora 160 anos de História. O aniversário remete para 28 de Outubro de 1856, data da 1ª viagem de comboio em Portugal, e há pistas que indicam que a data vai mexer no universo CP.

A indicação vem com a aprovação, na passada quinta-feira, pelo Conselho de Administração do operador histórico, da imagem que promete acompanhar 160 anos de comboios em Portugal, no operador.

“O Conselho de Administração da Empresa, aprovou ontem, dia 12 de maio, a imagem que assinala os 160 anos da CP, que se celebram este ano, e que será utilizada durante todo o período de comemorações em materiais e momentos de comunicação diversos”, pode ler-se num documento onde a empresa assume que a história do Caminho de Ferro em Portugal faz parte da sua identidade.

O logótipo agora conhecido, associado à efeméride ferroviária, mostra que o operador se prepara para valorizar a data institucionalmente, e embora não revele se existe dimensão na vertente cultural em preparação, a aprovação da marca 160 anos de comboios em Portugal deixa em aberto essa hipótese.

Sobre o conceito da  imagem a nota adianta: “construída pela associação do número 160 ao actual logótipo da Empresa, resulta num conjunto que se caracteriza por uma integração fluída dos elementos, dinâmica e versátil, permitindo manter os atributos de actualidade e dinamismo já associados à marca CP“.

Foi a 28 de Outubro de 1856 que se realizou a primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, dando-se início à exploração comercial no dia seguinte. “A CP surge como herdeira de uma vasta história, fruto destes 160 anos de actividade que agora se assinalam”, remata o documento.