free web
stats

Vapor de volta ao Comboio Histórico do Douro

vaporDiesel_01A nova temporada de viagens do Comboio Histórico na Linha do Douro inicia-se no próximo dia 4 dia Junho. Vão ser seis meses de saídas marcadas pelo regresso da máquina a vapor 0186 à tracção da emblemática composição, e a possibilidade de viajar na cabine da locomotiva com o maquinista e o fogueiro.

Com a chegada dos dias maiores, tempo quente, o convite do Douro torna-se mais apelativo. A paisagem, o bem receber, a gastronomia e o vinho surgem como argumentos.

Mas por esta altura surge também a proposta turística da CP Comboios de Portugal, inserida na região, conhecida por Comboio Histórico. Em 2016 com o aperitivo do regresso, depois de  3 anos de ausência, da magia do vapor, com a locomotiva 0186.

Este ano a oferta surge com mais circulações, e diversas soluções para viajar na composição. Entre o programa regular de viagens, a possibilidade de aluguer, um bilhete especial de cabine, e o regresso da tracção a vapor. Com a locomotiva alemã construída em 1925 vem também a animação ferroviária da movimentação da máquina na Estação do Tua, ou as paragens para abastecer de água.

Ao nível de circulações estão previstas 40 saídas, mas podem ser mais. No programa regular um salto ao Douro por caminho de ferro pode acontecer aos sábados e domingos a partir de 4 de Junho até 22 de Outubro. No mês de Agosto a oferta estende-se a todas as quarta-feiras, e ao feriado de 15 de Agosto, uma segunda-feira.

Curiosa e fora da caixa, embora não para todos os bolsos, é a proposta de uma viagem na cabine da locomotiva. Este ano a CP tem disponível um bilhete, com o custo de 300 euros, que possibilita fazer os 36,5 km Régua Tua, e o regresso. Passeio diferente será na companhia de maquinista e fogueiro, e poderá ser feito nos seis meses de viagens do Comboio Histórico pelo Douro. A composição também pode  ser alugada para eventos em movimento. O valor ronda os 8 mil euros.

Agenda

Para quem vive no Porto a CP preparou alguma activadas com  o Comboio Histórico na Estação de São Bento enquanto não ruma à Régua para a campanha de 2016. Entre 30 de Maio e 2 de Junho o operador divulga o equipamento, com vistas à composição e convida a assistir a conferências.

Além do comboio estar disponível para visitas programadas, a proposta contempla no dia 31 pelas 15h00 há “Conversas com …” Paulo Costa. No dia seguinte, à mesma hora “Conversas com… ” Hugo Pereira e Nuno Tasso de Sousa, sobre a Linha do Douro, a Estação de Porto São Bento e o arquitecto Marques da Silva.

A webrails.tv viajou até ao Porto para ver a apresentação do Comboio Histórico de comboio no serviço  Intercidades da CP.