free web
stats

Modelismo Ferroviário: Alta velocidade animou tarde no CEC

Depois do encontro dedicado às máquinas a vapor, o Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) dinamizou mais uma tarde temática de modelismo ferroviário mas desta vez focada na Alta-Velocidade. Marcaram presença este sábado na sede do Clube modelos à escala H0 de composições ainda em circulação e veículos já históricos.

Estiveram presentes no encontro de Modelismo Ferroviário Alta Velocidade 5 composições. Entre o parqueamento na zona de triagem ou a circular na maqueta do Clube, foram avistados os Pendolinos ETR 460 e 470 (modelos da Lima Golden Séries), um VT 10.501 (modelo da Trix) construído pela Linke-Hofmann-Busch. O modelos histórico a diesel circulou de 1954 a 1957 entre Hamburgo e Frankfurt. Também alemão, um ICE 3 (modelo da Piko) fabricado pela Siemens usado em serviços Intercity-Express. Ambos da Deutsche Bundesbahn (DB). Esteve ainda presente um TGV PSE (modelo da Lima) da Alsthom.

Primos do nosso comboio Alfa Pendular os modelos ETR 460 Pendolino e o ETR 470 Pendolino Cisalpino, da Fiat Ferroviária, que segundo Augusto Sequeira, um dos dinamizadores do modelismo ferroviário no Clube e titular das composições, adiantou que devido à semelhança com as nossas automotoras o modelo da Lima Golden Séries irá ser transformado no nosso pendular já com as novas cores.

Os modelos da Norbrass e Sudexpress serão o tema do próximo encontro de modelismo ferroviário que decorrerá dia 9 de Julho.

texto de Rui Ribeiro com notas de Augusto Sequeira