free web
stats

IP prevê suprimir 72 PN’s até 2019

A poucos dias de se assinalar o dia internacional para a segurança nas Passagens de Nível (PN), este ano celebra-se esta sexta-feira 10 de Junho, a Infraestruturas de Portugal (IP) avançou à imprensa que existe a intenção de suprimir 72 PN’s até 2019. Entre 2016 e 2019, na senda desse objectivo, a empresa deverá investir 7 milhões de euros nesse objectivo.

Segundo dados do último Relatório Anual de Segurança disponível (2014), publicado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes enquanto Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária, existiam nesse ano 856 PN’s em território nacional. Indica ainda para esse ano a concretização de acções de melhoria e supressão de 14 passagens de nível.

“Relativamente às passagens de nível (PN), continua o processo de redução e melhoria das condições de circulação, tendo sido suprimidas mais catorze PN. O número de PN com algum tipo de proteção ativa (manual ou automática) continua superior ao de PN com protecção passiva (458 vs 398). Esta redução traduziu-se num decréscimo das vítimas de acidentes mortais em passagens de nível: uma diminuição de 60% tanto em relação a 2013 como à média dos cinco anos anteriores, e de 66% em relação aos dez anos anteriores”, refere o documento.

Video promocional ILCAD que identifica o dia internacional para a segurança nas Passagens de Nível, em 2016 assinala-se a 10 de Junho.

Em 2016 desde o inicio do ano foram contabilizados 7 acidentes em passagens de nível de onde resultaram 6 vitimas mortais.