free web
stats

IP assinala Dia Internacional para a Segurança nas Passagens de Nível em Riachos

obb_pnA Infraestruturas de Portugal (IP) reforçou as condições de segurança na Passagem de Nível (PN) de Riachos. A acção inseriu o Dia Internacional para a Segurança nas Passagens de Nível que se assinalou na passada sexta-feira 10 de Junho em Portugal e no resto do mundo.

Além do simbolismo associado à data, a intervenção na PN da linha do Norte visou dar resposta aos anseios de reforço das condições de segurança dos utilizadores  deste atravessamento.

“Num compromisso firme com a segurança, e como forma de assinalar esta data, foi concluído o processo de automatização do atravessamento de nível da Estação de Riachos, ao quilómetro 102,010 da Linha do Norte, com a instalação de sistema automático de aviso de comboios, dotado de sinalização luminosa e acústica,” informou a IP.

A acção vem também enquadrar a estratégia desenvolvida pela empresa no domínio das passagens de nível. Esta tem como principal objectivo a contínua redução da sinistralidade, a Infraestruturas de Portugal tem complementado as acções de supressão, automatização e mitigação do risco com campanhas pedagógicas e de sensibilização.

Actualmente a IP adianta identifica 856 PN na rede ferroviária nacional. Menos 251 que em 2010 e menos 1530 que em 1999 explica o gestor. Dados relativos a 2015 apontam um total de 17 acidentes (13 colisões e três colhidas).