free web
stats

Consignada empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões

A empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões ao PK 45,771 da Linha do Minho, obra no âmbito do projecto de electrificação da Linha do Minho, foi consignada esta sexta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). A intervenção compreende ainda a construção de uma passagem inferior rodoviária e respectivos caminhos de acesso e de ligação.

A empreitada, adianta a IP, “tem como objetivo a supressão da atual passagem de nível automatizada com meias barreiras, situada na união de freguesias de Gamil e Midões, concelho de Barcelos, representa um investimento superior a 800 mil euros”, e o prazo de execução de 180 dias.

A supressão da PN, prevista no âmbito do projecto de electrificação do troço Nine / Viana do Castelo, na Linha do Minho, vai permitir inserir uma segunda via de resguardo para cruzamento de comboios até 750 m, e proceder à requalificação do actual Apeadeiro de Midões.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

A Passagem Inferior Rodoviária, de duas faixas de rodagem com 3,50 m e passeios em ambos os lados com 1,80 m de largura, será formada por uma laje superior com a largura de 12,30 m, preparada para acolher uma segunda via no canal ferroviário.

O projeto desta obra foi desenvolvido no âmbito do programa de supressão e reclassificação de Passagens de Nível situadas no concelho de Barcelos, ao abrigo do qual foi já possível suprimir oito Passagens de Nível melhorando significativamente as condições de segurança no atravessamento da Linha do Minho.