free web
stats

IP anuncia investimento na preservação de pontes

Pontes Metálicas localizadas na Linha do Norte e Linha do Oeste, num total de 29, vão ser alvo de protecção anticorrosiva. A intervenção ronda 1,3 milhões de euros, adianta a Infraestruturas de Portugal (IP).

Estas intervenções, duas empreitadas distintas, inserem-se no Plano de manutenção de pontes da IP para o ano de 2016. O objectivo deverá “assegurar bons índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias”.

A empreitada na Linha do Norte, tem um valor de 670 mil euros e abrange 10 pontes situadas nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Santarém, Torres Novas e Pombal.

A empreitada na Linha do Oeste, no valor de 636 mil euros, abrange a intervenção em 19 pontes localizadas nos concelhos de Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Nazaré, Leiria e Figueira da Foz.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 2358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas – algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico – e que graças ao permanente trabalho de preservação e manutenção permanecem ao serviço sem limitações.