free web
stats

O Comboio do Cinema pára em Avanca

lousDN_05Na próxima sexta-feira dia 08 de Julho, um Comboio Urbano do Porto será literalmente transformado em Sala de Cinema. Esta será uma das formas de antecipar o arranque do Festival de Cinema de Avanca deste ano, que decorrerá no dia 22 e entre os dias 27 e 31 de Julho, no Auditório Paroquial de Avanca. A iniciativa pretende fazer a ligação entre o Comboio que serve esta localidade e o gosto que o povo de lá tem pelo Comboio e pelo Cinema.

. Este verdadeiro “Comboio-Cinema” partirá de Aveiro pouco depois das 21h, destinado ao Porto. Passará por Avanca pelas 21h40. O regresso será feito pelas 22h55 partindo de São Bento, e passará de novo em Avanca já bem próximo da meia-noite desta próxima noite de Sexta-Feira para Sábado. .

Já foram feitos vários filmes sobre Comboios, rodados em Comboios, dependentes de Comboios, e de roda da temática Carrilana. Já se projectaram filmes em carruagens e vagões, em Estações e barracões, mas dentro de um Comboio, estando este em andamento? Não tenho memória nem referência disso!

Venha assistir ao vivo a esta experiência única, e acompanhe de perto este festival. A edição deste ano, que até já teve algumas actividades, prolonga-se num programa com pontos de agenda até à 21ª edição em 2017, onde agora se encaixa o Cinema no Comboio.

Depois de até já ter levado o Cinema à casa das pessoas, nos seus pátios e salas de estar, mediante inscrição prévia, será agora nesta sexta-feira a vez do público espectador se tornar também passageiro, vivendo a experiência de estar numa “sala sobre rodas” e em linha ! Esta é uma oportunidade única e singular de se estar literalmente dentro de um Cinema em movimento ao longo da Linha do Norte, nos habituais “Amarelos” que no dia-a-dia, servem entre outras localidades do Grande Porto, as cidades de Avanca e Aveiro.

. Saiba mais sobre o programa da 20ª Edição dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, acedendo ao site oficial do Município em www.avanca.com ou telefonando para o Cine-Clube de Avanca pelo número 234 880 658 .

Sobre a sessão de cinema no comboio a webrails.tv pode ainda adiantar que será em material automotor da série UME 3400. Comboios habituais no troço onde vai acontecer a projecção.

“Para emprestar valência de projecção à carruagem a organização dispõe de equipamento de projeção com estabilizador de corrente, que será ligado a uma tomada elétrica, que existe no material circulante e que assegura a alimentação. A tela será afixada no topo das carruagens. Foram efetuados testes para garantir o bom desempenho”, apuramos junto da CP Comboios de Portugal.

A ideia surgiu, adiantou ainda o operador, como ação promocional inovadora com potencial mediático, indo além das tradicionais ativações realizadas a bordo por parceiros (distribuição de folhetos, por exemplo) e no seguimento de outras já realizadas – atuações de música ou dança, leitura de poesia, entre outras.