free web
stats

Modelismo Ferroviário português passou pelo CEC

Os modelos à escala das marcas Sudexpress e Norbrass dinamizaram mais uma tarde de animação com mote no modelismo ferroviário na sede do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro em Braço de Prata. O encontro aconteceu no dia 9 de Julho e o imaginário CP de outras décadas foi rei e senhor. Material estrangeiro só na bancada montada pela Sudexpress e Norbrass, que convidada pelo núcleo  de modelismo do Clube respondeu positivamente e fez-se representar; e vitrinas da associação.

O encontro, sem contar com os modelos trazidos pelo construtor nacional para o evento, juntou mais de 30 peças. Entre modelos de locomotivas diesel, furgões, carruagens e vagões.

Estiveram presentes, chegando mesmo a circular algumas, as locomotivas Norbrass 1300, 1500, 1800 e 1960. Modelos Whitcomb, Alco e English Electric nas suas versões laranja e azul. No caso da bombardier, ainda em circulação, na versão original, em laranja.

No lado da tracção Sudexpress a série CP 1400, diesel, representou a marca. Apresentaram-se no evento as duas versões do modelo: em azul e versão em laranja.

A ausência do modelo Vossloh, usado pela Takargo, notou-se. No entanto e de acordo com Augusto Sequeira, um dos elementos que dinamizam o núcleo, este foi também um encontro de material CP.

Do lado do material circulante tracionado Norbrass estiveram presentes furgões DF e Dyf. Os modelos DF em versão azul, amarela e laranja. Os modelos inox Dyf, também furgão, apresentou dois modelos, um na versão simples e outro com janela. Veículos usados pelo operador público em comboios rápidos. Ainda Norbrass, mas para transporte de carga, participaram Facs, usados no transporte de areia.

Modelos da Sudexpress rebocados estiveram presentes uma gril express, e um conjunto de três carruagens Wagon Lits. No domínio das mercadorias houve grande variedade. Muitos vagões Gbkks. Destacando-se os modelos associados à sinalização e transporte de azeite (copaz). Na maqueta, nos vários resguardos, foram ainda avistados um vagão de transporte de cimento e um Kbs para transporte de madeira.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

O grupo que gere as marcas Norbrass e Sudexpress também se fez representar no encontro que valorizou os modelos que tem vindo a construir e comercializar.

O próximo encontro de modelismo no Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro está agendado para 10 de Setembro e terá como mote comboios lendários.