free web
stats

Locomotivas já estão nas instalações do MNF

locoMuseuTrês locomotivas do tempo da tracção a vapor que se encontravam nos terrenos da Fernave, no Entroncamento, já se encontram nas instalações do Museu Nacional Ferroviário (MNF). Com o parqueamento fecha-se o processo de transporte desses veículos históricos.

A movimentação teve inicio este domingo por volta das dez da manhã e terminou perto da uma da tarde. Duas locomotivas ex-CP Carga da série 1400, a 1437 circulou à cabeça e a 1422 à cauda da composição, movimentaram em sanduíche as locomotivas a vapor  262, 357, 832.

A composição saiu dos terrenos da EMEF, atravessou a linha do norte, veio por dentro da triagem de mercadorias da estação do Entroncamento, foi à zona do “Grupo 8″, e entrou de recuo nas instalações do MNF.

O material histórico, que será para restaurar, encontra-se estacionado nas linhas de acesso à antiga oficina do vapor, nas traseiras da rotunda de locomotivas do MNF.

A movimentação das locomotivas a vapor históricas que terminou este domingo, começou na segunda-feira. A operação contou com o apoio da MedRail, o operador ferroviário da MSC Portugal, mecenas deste transporte.

Referir ainda que a movimentação deste domingo aconteceu na maior reserva por parte do Museu Nacional Ferroviário. Relevante também neste contexto é que para a instituição este é um tema que só interessa para quem tem Facebook, ou aficionados da temática ferroviária.

A webrails.tv não recebeu nenhum comunicado ou press release sobre a entrada de acervo no Museu, ou sobre a movimentação do material histórico, o que não deixa de ser estranho quando se está perante um momento que valoriza o Museu e posiciona a temática para além de quem se interessa pelos temas ferroviária.