free web
stats

Ambiente ferroviário foi mote de encontro RAILPOL em Lisboa

CP_O Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, sediado no Convento do Carmo em Lisboa, recebeu nos dias 24 e 25 de Agosto o grupo de análise de fenómenos criminais em ambiente ferroviário da RAILPOL (European Network of Railway Police Forces).

Estiveram presentes na reunião de trabalho organizações responsáveis pelo policiamento ferroviário na Bélgica, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Reino Unido, Roménia, e Portugal.

Sobre os temas abordados pelo Grupo de trabalho, contactado o ponto de contacto nacional na RAILPOL, a GNR, informou a Divisão de Comunicação e Relações Públicas da força de segurança: “Conforme referido na missão da RAILPOL, os assuntos tratados neste Grupo de trabalho estão relacionados com a análise de fenómenos criminais relacionados com o ambiente ferroviário que mais preocupam a EU e as respectivas medidas de prevenção para fazer face aos mesmos”.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

O Working Group Strategic Analysis teve como tema “as tendências da criminalidade em ambiente ferroviário”. Além de “crime”, “ordem publica”, “acidentes” e “luta contra o terrorismo”, o ambiente ferroviário é um dos cinco Grupos de trabalho de análise estratégica RAILPOL. Os encontros têm uma base regular.