free web
stats

APAC assinala 39º aniversário com passeio a Leixões

APAC37[Actualizado a 12.09.2016 - De acordo com a APAC a passeio de aniversário foi cancelado.] A linha e Porto de Leixões, mais visita às oficinas da EMEF em Contumil, vão ser o grande atractivo para o passeio de aniversário da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC) de 2016. Depois de em 2015 ter rumado a sul numa viagem até Sines, este ano a associação ruma a norte para mais um passeio ferroviário que promete ser memorável a 24 de Setembro.

A jornada ferroviária tem a estação de Gaia como ponto de partida. Esta foi a forma encontrada pela associação para homenagear a ponte São João. A obra de arte que libertou a ponte Maria Pia do tráfego ferroviário, assinala em 2016 um quarto de século.

Já na margem norte do Douro o programa segue até Leixões. Depois de percorrer a linha a visita prossegue pela zona portuária de Leixões até ao almoço. Depois do repasto o passeio, no regresso de Leixões até Gaia, contempla uma paragem no parque oficinal da EMEF de Contumil.

O ambiente ferroviário respira caminhos de ferro. Alberga oficinas de vários tipos de material, e um número considerável de veículos imobilizados, entre locomotivas diesel e carruagens.

A viagem ferroviária decorre numa automotora eléctrica da série 3400. A paragem para momentos os fotográficos está marcada para as estações de São Gemil  e Leça do Balio.

As inscrições para o passeio do 39º aniversário da APAC encontra-se abertas até 17 de Setembro. Mais informações, como preços, horário e contacto, podem ser encontradas AQUI