free web
stats

Modelismo Ferroviário: LOCOMODELS_EXPO passa pelo Entroncamento em Outubro

locomdels_B_03Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro a exposição modelismo ferroviário LOCOMODELS_EXPO 2016 realiza-se no Entroncamento, no espaço do Museu Nacional Ferroviário (MNF). Para levantar um pouco do véu ao evento que assim, em colaboração com o MNF que cede o espaço, se associa às comemorações dos 160 anos de Caminhos de ferro em Portugal, falamos com David Nobre, uma das caras do Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca (GMFA), entidade que organiza a exposição.

Depois de em 2015 se ter realizado em Alverca a LOCOMODELS_EXPO vai viajar no final de Outubro até ao MNF no Entroncamento. Sobre esta aposta começa por explicar David Nobre: “Depois da LOCOMODELS em 2015 descobrimos que havia um núcleo de pessoas interessantes que continuou a dar-se, e com o desejo de repetir o evento. E isso levou a criar o Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca. Por outro lado, este ano comemoram-se os 160 anos. Nós perspectivamos logo fazer um novo evento, uma nova edição da LOCOMODELS. Este ano já organizada pelo Grupo em Alverca. Isto porque o nosso centro de acção é em Alverca. Mas acontece que por causa das comemorações nos queríamos que o que fizéssemos não colidisse com outras iniciativas que surgissem”.

Para saber se havia alguma coisa programada o GMFA contactou as associações, e foi nesse contexto que se deu um contacto do Museu. “E por acaso surgiu-nos um contacto do Museu. Um interesse do Museu que nos agarramos logo”. GMFA e MNF começaram a conversar, e a associação chegou à conclusão de que era mais interessante levar o potencial do evento ao Museu, inserido no programa da entidade para comemorar os 160 anos de comboios e caminhos de ferro em Portugal, do que organizar o evento em Alverca.

Embora pouco ou nada ainda se saiba do programa Oficial que o Museu reservou para o aniversário que se assinala no dia 28 de Outubro, já se sabe que os três dias de exposição LOCOMODELS_EXPO 2016 vão decorrer na nave central. “Vão ser criadas condições de espaço para ter as circunstâncias necessárias ao evento. A ideia é que as miniaturas estejam em partilha de espaço, em convívio com o material circulante real”, explica o modelista. Condições que passam por acolher módulos de sistema modular dentro das normas maquetren de modelistas portugueses e espanhóis, vários Showcase, modelistas particulares, marcas, lojas, e possíveis lançamentos.

Entretanto, inserido na dinâmica da exposição de modelismo ferroviário, encontra-se a decorrer até ao final do mês um concurso de dioramas com mote na ferrovia. Adianta David Nobre, que para além do estimulo ao modelismo, a iniciativa visa motivar as pessoas a fazer, e “aliciar no caminho do modelismo de atmosfera”, que reproduza num bocadinho a realidade. O desafio passa por recriar em pranchas 33×35 cm um “canto qualquer da nossa ferrovia, na vertente de infraestrutura, ou material ferroviário em circulação”, em cenário imaginários com elementos reais da ferrovia portuguesa, ou na reprodução de cenas ou cenários portugueses associados ao caminho de ferro. O concurso termina no dia 31 de Setembro.

Outro aspecto de destaque na exposição vai passar pela necessidade de envolvimento de voluntários na organização do evento. Ao contrário da exposição de 2015 em Alverca, que contou com o apoio e suporte dos alunos da escola Gago Coutinho, a organização não conta no Entroncamento com uma estrutura flexível para apoiar a organização do evento. O GMFA tem poucos elementos, sendo que muitos deles têm as suas próprias instalações, fazendo com que haja algum défice de pessoas para orientar o publico e apoiar os participantes da exposição.

O receio que existe, avança David Nobre, “é que haja alguma necessidade, alguma solicitação à qual não se consiga responder, e então a ajuda que pedimos é quem quiser colaborar connosco, é para lá no local estarem disponíveis de acordo com aquilo que nós previamente orientarmos. Estarem disponíveis para agir junto dos participantes“.

A exposição de entrada gratuita LOCOMODELS_EXPO 2016  terá como desafio atrair público e motivar o gosto pelo modelismo. Realiza-se nos dias 28, 29 e 30 de Outubro no Museu Nacional Ferroviário, na cidade do Entroncamento. O evento insere-se no programa de comemorações do Museu Nacional Ferroviário associado ao aniversário do Caminho de Ferro em Portugal.