free web
stats

Telemóvel bilhete na Fertagus apontado para 2017

img: Fertagus

img: Fertagus

O projecto piloto encontra-se a funcionar na rede de transporte do operador ferroviário privado Fertagus, e existe a expectativa de estar operacional para o grande publico em Janeiro de 2017. Mas antes, até ao final do ano, o sistema vai ser testado junto de clientes do operador.

Fertagus, Novabase e Via Verde apresentaram esta quarta-feira uma app de viagem com bilhete virtual e pagamentos que, uma vez instalada no telemóvel, permite viajar no comboio da ponte. Numa primeira fase, quando estiver disponível ao publico, a solução  poderá ser utilizada na ligação ferroviária Fertagus e operador rodoviário Sulfertagus, mas com a flexibilidade de no futuro poder integrar outros operadores de transporte.

A proposta serve-se da “realidade operacional da Fertagus, as competências tecnológicas da Novabase e a experiência da Via Verde na cobrança electrónica, em parceria com a SIBS”. A suportar a solução está uma app baseada na Via Verde para smartphones com sistemas operativos Android ou iOS.

.

Para ilustrar o piloto estivemos à conversa com Manuel Garcia, o responsável pelo projecto Novabase, que explicou de forma sucinta como funciona a aplicação de transporte:

.

 

O sistema sem bilhete em papel deverá suportar para o utilizador títulos de transporte “pay-as-you-go” para bilhetes regulares, temporada ou passes mensais. Bem como aceder a ferramentas de planeamento para a definição de rota, suporte multi-modal nos vários operadores, possibilitar avaliações por parte do utilizador.

No final da viagem a app calcula “os melhores preços, de acordo com as regras de negócio do operador” dentro da formula smart pay-as-you-go. O pagamento será feito através da conta bancária do cliente associada à Via Verde.

A sessão que deu a conhecer o projecto piloto decorreu na estação do Pragal. Marcaram presença os Executivos do Grupo Barraqueiro, Novabase e Fertagus, bem como o ministro das Infraestruturas e do Planeamento, Pedro Marques.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

A dar suporte à aposta que ensaia viajar na Fertagus com a utilização de uma app para Smartphone, vão estar: 70 mil passageiros diários; 14 estações em 54 km de linha; last mile rodoviário Sulfertagus. A que se junta um universo de 3 milhões de utilizadores Via Verde, e a experiência na área das tecnologias de informação da Novabase.

A apresentação do projecto piloto Via Verde Mobilidade insere-se na Semana Europeia da Mobilidade que termina no dia 22, e faz parte do programa do operador que assinala a acção de sensibilização europeia.