free web
stats

Há modelismo ferroviário este fim de semana no Penteado

modBarreiroO Clube Recreativo do Penteado, a poucos minutos do apeadeiro da linha do Sado com o mesmo nome, tem encontro marcado com modelismo ferroviário nas Escalas H0 e N, este fim-de-semana de  26 e 27 de Novembro de 2016.

Para os dois dias a organização reservou como ponto de partida e convite para uma visita, um maqueta modular H0, expositores individuais com maquetas e modelos, escala N, e uma área comercial temática.

A maqueta modular, disposta em “L” situa-se, entre os 12 e os 15 metros de extensão, e divide-se em zona de via única e via dupla. Será uma oportunidade para voltar a ver módulos já clássicos como a “oficina do Borges”, “Caldas de Aregos”, “Barreiro A” ou “Campo Serra”, entre outros. Mas haverá também espaço para descobrir o inicio da estação do “Entroncamento”.

Os modelos nacionais H0 de locomotivas, carruagens e vagões, serão privilegiados na maqueta. Embora exista espaço, garante a organização, para colocar a circular outro tipo de material na maqueta modular.

A dinâmica de peças e estruturas à escala “N” também vai estar representada e apresenta um dimensão significativa. Conta com a presença de um  show case de ambiente nipónico, e uma maqueta com cerca de um metro, além de modelos nessa escala.

No encontro destaca-se ainda a participação de maquetas, e expositores individuais. Uma das proposta mostra modelos feitos em balsa de réplicas de locomotivas nacionais. Outra passa pela presença da colecção de modelos portugueses, na escala H0, de Luís Gaspar. O modelista constrói os seus modelos, e ao longo dos anos tem vindo a recuperar a história e imaginário tracção ferroviária portuguesa dos últimos séculos.

A área comercial conta com lojas de modelismo, e artigos dedicados ao tema em segunda mão. O espaço tem em também área de restauração.

O Clube Recreativo do Penteado localiza-se na Moita, e é servido pelo apeadeiro  de “Penteado” da Linha do Sado. O Encontro de Modelismo Ferroviário do Penteado abre as portas às 10h00 e encerra às 18h00, durante os dois dias. A entrada é gratuita.