free web
stats

Exposição: “Lugares e Máquinas no Tempo: 160 anos do comboio em Portugal”

comboioRealNo quadro de iniciativas propostas envolvendo a celebração dos 160 anos de comboios e ferrovia em Portugal, com ponto de partida na CP Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal e Fundação Museu Nacional Ferroviário, o mês de Outubro promete ser em grande e em festa.

De 4 a 23 de Outubro na Estação de S. Bento, a CP acolhe a Exposição de Artes Plásticas “Lugares e Máquinas no Tempo: 160 anos do comboio em Portugal”. A exposição, promovida em colaboração com a IP e Fundação da Bienal de Cerveira,  encaixa-se no programa das Comemorações dos 160 anos da primeira viagem de comboio em Portugal, que se assinalam no dia 28 deste mês.

A exposição, que pode ser visitada na estação centenária de São Bento entre a rotina diária de quem está em trânsito, tem como curiosidade a interpretação de quem olha e faz da ferrovia. “Esta mostra apresenta cerca de 3 dezenas de trabalhos criados por colaboradores e ex-colaboradores das empresas ferroviárias portuguesas, bem como outros apaixonados pelo universo do comboio. A sua originalidade, no contexto do universo ferroviário português, reside no facto de proporcionar aos visitantes a possibilidade de apreciar diversas formas de olhar o comboio através de apreciações distintas”.

Nota do operador explica que os autores das obras, maioritariamente provenientes dos concelhos da Área Metropolitana Porto, responderam a um “desafio lançado pela CP em Julho deste ano, para apresentação de propostas de obras plásticas sobre a temática do comboio”.

O António Feijó, artista plástico ferroviário promotor do conceito Arte e Engenho, será um dos criadores presentes na exposição.

A exposição tem como Curador Jorge Velhote, poeta e pintor portuense, com diversas obras publicadas, e terá a colaboração de Vítor Guedes, responsável por diversas mostras de arte na cidade do Porto.

Entre os dias 4 e 23 “Lugares e Máquinas no Tempo: 160 anos do comboio em Portugal” apresenta-se na Estação ferroviária de Porto S. Bento, junto à linha 1, entre as 10h30 e as 19h00. Segue depois para a Fundação da Bienal de Cerveira, onde poderá ser visitada a partir de 28 de Outubro até 3 de Dezembro de 2016.