free web
stats

CEC com tarde dedicada a Locotractores

ceclocotractores01outO Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) dinamizou mais uma tarde temática de modelismo ferroviário e desta vez dedicado aos locotratores. Pequenas locomotivas com grande poder de tracção que servem essencialmente para manobras dentro de parques ferroviários. Como por exemplo para deslocar vagões, carruagens e outros veículos de umas linhas para outras, e formação de composições.

Estiveram presentes cerca de 25 locotratores de várias marcas, como a Liliput com os GE44, Roco, Electrotren, Jouef, Lima, LSmodels e Norbrass. A marca nortenha apresentou  os Sentinel em 3 esquemas de cores. Em amarelo, azul, e sombra da 186, o comboio a vapor do Douro. As peças representaram, além da CP, várias empresas europeias tais como a SNCF, a SJ, a OBB, a Britânica BR e alguns GE americanos.

cecmodlocoAlém de modelos na escala 1/87, saliente-se presença de 2 locomotivas na escala 1/40, construídas em madeira de balsa, de Teodósio Nogueira: uma CP Whitcomb série 1300 no seu esquema de cor azul, que embora seja uma locomotiva e não um locotrator, marcou presença neste encontro, e um GE 44 no seu ultimo esquema de cor: o amarelo.

O encontro teve lugar no dia 1 de Outubro, na sede do Clube em Braço de Prata.

A.Sequeira