free web
stats

Estação de São Bento: Roteiro do Centenário

O assinalar do centenário da Estação Ferroviário da São Bento, no Porto, deixa em aberto um mês Outubro composto na dimensão cultural de temática ferroviária. Passam pela infraestrutura, entre 5 e 24 de Outubro, como mote para um largo conjunto de iniciativas: “100 Anos da Grande Guerra – Declaração de Guerra da Alemanha a Portugal – 9 de Março · 1916~2016″, “160 Anos do Caminho-de-Ferro em Portugal – 28 de Outubro · 1856~2016″, e “100 Anos da Estação de São Bento – 5 de Outubro · 1916~2016″.

Para quem gosta e se interessa pela vertente cultural da ferrovia, mas também para quem quer descobrir, desenhamos “Estação de São Bento: Roteiro do Centenário”, para que possa programar uma passagem pela estação.

5 de Outubro

.

A infraestrutura acolhe a realização da Cerimónia comemorativa do centenário da Estação de São Bento. A iniciativa tem programada a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, do Presidente da Câmara Municipal do Porto e do Presidente da Infraestruturas de Portugal. No programa da cerimónia oficial, além das intervenções, o alinhamento contempla um momento musical a cargo do Coro Orfeão de Arouca.

Da exposição tripartida que a estação que pode ser visitada ao longo do mês, estreia “Lugares e Máquinas no Tempo: 160 anos do comboio em Portugal”, e “Ei-los que Partem”.

Ainda no dia 5 o Porto Canal tem previsto emitir, em directo, o Jornal da Noite a partir do átrio da Estação de São Bento.

.

7 de Outubro

A estação é palco, pelas 18h00, da apresentação e lançamento da colecção “Uma viagem pelas estações de Portugal”. A sessão conta com a intervenção do historiador Germano Silva.

8 de Outubro 2016

.

Pelas 17h00 actua o Quarteto de Trombones | Percussão, da Banda do Exército, do Destacamento do Porto.

Uma hora depois, pelas 18h00, a Câmara Municipal do Porto, com o apoio da IP, Exército e Grupo Desportivo Ferroviários de Campanhã, promovem um debate “evocativo dos 100 anos da inauguração da Estação de São Bento, que junta um geógrafo e um ferroviário, com visita guiada, pela Infraestruturas de Portugal e Museu Militar do Porto, à Exposição Ei-los que Partem. “UM OBJETO E OS SEUS DISCURSOS POR SEMANA – COMBOIO MINIATURA” será o mote do debate.

.

14 de Outubro 2016

O Exército, a CP Comboios de Portugal, a  Infraestruturas de Portugal e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, promovem o Colóquio “OS CAMINHOS-DE-FERRO E A GUERRA”. A sessão decorre no Auditório E, do Instituto Superior de Engenharia do Porto a partir das 09h15.

21 de Outubro 2016

. A Banda do Exército, Destacamento do Porto, actua na Estação de São Bento a partir das 17h00. .

Dinamização a abordagem cultural à ferrovia a Infraestruturas de Portugal, a CP Comboios de Portugal, o Exercito, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Jornal de Noticias e a autarquia portuense.