Terminal de contentores na Trafaria comporta ligação ferroviária
Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, anunciou em fevereiro, que a transferência do terminal de contentores de Lisboa para a Trafaria iria obrigar à construção de uma ligação ferroviária especialmente vocacionada para o efeito.
A ligação ferroviária faz parte de um projeto, avaliado pelo governo em mais de 1000 milhões de euros, para libertar a frente ribeirinha da Grande Lisboa ao turismo e lazer, e tornar as exportações portuguesas mais competitivas. O investimento em causa prevê a concessão de um novo terminal de cruzeiros na margem norte , um novo terminal de contentores na Trafaria, e a criação de uma nova marina em Lisboa.
Em entrevista à ” Transportes em Revista “, o Presidente da Refer, Rui Loureiro, anunciou que a ligação ferroviária à Trafaria vai ter o envolvimento da Refer, e um custo previsto de 150 milhões. Existindo já soluções em estudo ” havia um ou dois traçados possíveis, mas um deles teria um impacto ambiental demasiado elevado sobre as arribas, além de ser pouco estável, pelo que ficámos apenas com a outra alternativa. O trajeto está fixado, estando a realizar-se o estudo de impacto ambiental”.
A ligação ferroviária dedicada a mercadorias a construir, vai contemplar um canal electrificado em bitola ibérica com travessas de dupla fixação, para em caso de interesse facilitar a migração para bitola europeia. Estando ainda por definir ponto de ligação à rede ferroviária nacional.