free web
stats

MNF na LOCOMODELS_EXPO

modEntroNorEntre os dias 28 e 30 de Outubro o Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, acolhe a exposição LOCOMODELS_EXPO 2016. O evento de modelismo ferroviário faz parte do programa Museu para evocar 160 anos de comboios e caminhos de ferro em Portugal.

Embora ainda não seja conhecido, para além da exposição de modelismo ferroviário, o que a Instituição reservou para assinalar a data. Faltam 3 semana para se comemorarem 160 anos passados da primeira viagem de comboio em Portugal. Aproveitamos para dar sentido à presença do evento de modelismo no Museu.

“Quem tomou a iniciativa foi o Museu”, começou por nos explicar a responsável pelo Núcleo de Serviço ao Cliente do MNF, Ana Fontes, a propósito da exposição de modelismo ferroviário passar pelo Museu nos dias 28, 29 e 30. E integrar o programa da Instituição que evoca os 160 de comboio e ferrovia em Portugal, que se assinala no próximo dia 28 de Outubro.

“Nós, desde a LOCOMODELS do ano passado, tínhamos todo o interesse em que houvesse uma próxima edição no Museu, e surgiu esta circunstância com a celebração dos 160 anos. Entramos em contacto com a organização e proporcionou-se. Agora estamos a trabalhar em conjunto”, refere Ana Fontes.

No Museu, a exposição vai estar localizada na zona sul da nave 14, por entre o acervo de material circulante do Museu: “onde ocorrerão todas as actividades será na nave 14, sendo que alguns veículos serão mobilizados para o efeito. Ou seja, vai haver aqui uma “contaminação” entre o espólio da colecção do Museu e o evento”.

A inauguração da exposição está prevista para a tarde de sexta-feira 28, dia em que se assinala a primeira circulação oficial de comboios em Portugal. O evento decorre até domingo dia 30 de Outubro.

Em Alverca a LOCOMODELS_EXPO registou grande interesse por parte do publico, muito para além dos aficionados por miniaturas e caminhos de ferro. Também foi uma referência ao nível da produção, participantes, e expressões de modelismo ferroviário. Marcaram presença, módulos, instalações, produtores, associações e lojas.

Sobre quais as expectativas do Museu receber a LOCOMODELS_EXPO, refere: “As expectativas são altíssimas”. A técnica acompanhou a dinâmica da edição anterior, e registou o interesse e afluência que a primeira LOCOMODELS_EXPO em Alverca alcançou. Não só no interesse dos modelistas, mas do publico em geral que respondeu positivamente com a sua presença.

Por outro refere que o Museu também está a trabalhar para uma afluência alta através da divulgação informal do evento, e destaca: “junto dos visitantes e outras entidades que nos visitam e procuram, também está a ser feita essa divulgação”.

Depois também por esta ser um evento que se encaixa num contexto muito particular, ocorrer no interior do Museu, e estar inserido na efeméride dos 160 anos.

A LOCOMODELS_EXPO 2016 realiza-se no Entroncamento, no Museu Nacional Ferroviário, nos próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro. A entrada é livre no Museu durante os dias de evento.