free web
stats

Publicações de comboio em Outubro

ci_550_160cfNo mês em que se comemoram 160 anos passados da primeira viagem Lisboa – Carregado, a circulação inaugurou o transporte ferroviário em território português, partimos ao encontro de publicações que incluem a temática ferroviária, e namoram a data que se assinala no próximo dia 28 de Outubro.

A revista Courrier Internacional “Comboio Regresso ao Futuro”, nas bancas este mês de Outubro, assume-se como uma dessa publicações.  “Para dedicar parte desta edição ao mais simpático, popular e fotogénico dos meios de transporte”, o comboio, a revista viu alterado o seu alinhamento normal, revela Rui Cardoso, no editorial.

“A todo o Vapor”, o tema de capa destaca a abrir, a perspectiva histórica da implementação do caminho de ferro em Portugal. Onde o ponto de vista são as ligações internacionais a Espanha e Europa. Evoca a E 211 por terras francesas. Uma locomotiva de via estreita ao serviço dos Chemin de Fer de Provence desde 1986. E entra na alta velocidade. Uma segunda vida no transporte ferroviário. Depois anda pelo sector, nos espaço, nas viagens, e artigos recuperados do semanário Expresso.

A publicação licenciada ao Grupo Impresa relaxa na ferrovia com rubricas dedicadas a listar livros e filmes dentro da temática. Escolhe sete livros publicados entre 1943 e 2008, e oito filmes realizados entre 1903 e 1965.

Mais do que autores/jornalistas é uma revista de tradutores. Sobre ferrovia, até a que se ocupa de uma dimensão histórica, a quase maioria dos artigos tem direitos de origem castelhana. É o formato da revista, mas não haveria espaço para o artigo de fundo que apresenta o tema ser português?

A lançar a ferrovia na revista está o ensaio fotográfico de Daniel Rodrigues “Um comboio com dois quilómetros e meio”, que se encaixa na rubrica ZEISS da Courrier Internacional. O comboio do ferro que atravessa o deserto o deserto do Sara na região norte da Mauritânia. São 19 imagens de um comboio misto, formado por 220 vagões e uma carruagem de passageiros da década de 50 do Séc. XX.

Publicações associativas

Este mês tem também disponível uma nova edição da revista publicada pela Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário, “O Foguete”. O número 28 já disponível para os associados com as quotas regularizadas. Outros interessados poderão contactar a AMF pelo endereço: amigosmnf@gmail.com.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Também em papel. O segundo número das edições especiais impressas da revista digital Trainspotter encontra-se em Pré-Venda até 06/12/2016, no site da APAC. A “Trainspotter II – Dezembro 2016″ tem como mote as locomotivas diesel da série 1960, do parque de material da CP.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Jornal de Noticias

Também em Outubro o Jornal de Noticias inicia aos domingos, junto com o jornal, a publicação de folhas agrafadas com caixa arquivadora sobre estações ferroviárias portuguesas. São Bento no Porto, por ocasião do centenário, lança a colecção. Este comboio tem ainda paragem nas estações do  Pinhão, Rossio, Vilar Formoso, Caldas da Rainha e Funcheira.  O primeiro número foi publicado este Domingo, dia 9 de Outubro.