free web
stats

Programa MNF para os 160 anos de Caminhos de ferro em Portugal

DSC_8058 [ACTUALIZADO 14.10.2016] A efeméride, no Museu Nacional Ferroviário, reservou três dias de actividades, festa e animação com entrada livre para toda a família entre 28 e 30 de Outubro.

Dia 28

Às 15h00 será a inauguração do evento de modelismo ferroviário  LOCOMODELS_EXPO. “Este evento compreende a exposição de miniaturas em partilha do espaço com comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes”. Segundo dados do MNF vão estar presentes modelistas particulares vindos de Portugal e de Espanha,  Marcas e Lojas especializadas, “estando já confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas, uma maqueta modelar com 40 metros e vários stands profissionais”.

A LOCOMODELS_EXPO abre as portas no dia 28 às 15:00, com encerramento no dia 30 às 18:00h, dia no qual serão entregues os Prémios referentes ao Concurso Nacional de Dioramas, a decorrer.

Inaugurada a LOMODELS_EXPO, será apresentada uma nova área expositivo no Museu Nacional Ferroviário. O espaço em estreia será dedicado ao “trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima colecção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz. Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e 40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e atualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro”.

Paralelamente será também inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arêz. A exposição totalmente concebida in situ para o Museu Nacional Ferroviário propõe: “uma nova forma de olhar para os Caminhos de Ferro, dando continuidade ao trabalho que este museu tem vindo a desenvolver para o cruzamento de diferentes formas de expressão artística que interpretam o Património Ferroviário Nacional através de novas perspectivas”.

Durante a inauguração terá lugar uma Sessão de Leitura de textos sobre curiosidades e factos alusivos ao dia 28 de Outubro de 1856.

Dia 29

No dia 29 de Outubro às 16h30 será a vez de Pedro Dyonysyo proporcionar um concerto acústico a todos os visitantes do Museu Nacional Ferroviário. O dia terá ainda tempo dedicado às famílias, com o MNF a promover oficinas temáticas para juntar pais, filhos e avós.

Dia 30

A 30 de Outubro será a vez do cinema. “Paddington”, um urso que viaja de comboio passa na carruagem-auditório às 16:30h e fará a delícia das crianças. Também neste dia teremos várias oficinas temáticas para as famílias.

Estarão ainda disponíveis ao público o uso de quadriciclos nas linhas férreas do museu, o circuito de modelismo tripulado, a exposição temporária “Brick by Bryck” Comboios em Lego e, naturalmente, a visita à exposição permanente que conta a História dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal.

O programa do MNF acontece em pareceria com a CP Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, Câmaras Municipais de Alenquer e do Entroncamento, Grupo de Modelismo de Alverca, a artista plástica Joana Arêz, entre outros parceiros.

Com o programa elaborado para festejar os 160 anos de Caminhos de ferro em Portugal, o MNF tem como objectivo: “celebrar a importância dos Caminhos de Ferro na actualidade, assumindo-se como ponto de partida a promoção do Património Ferroviário Português e do Museu Nacional Ferroviário enquanto testemunhos do impacto do sector no desenvolvimento económico, social e cultural das regiões”.