free web
stats

Locomodels_Expo no Entroncamento acolhe maqueta modular

Entre os atractivos da exposição Locomodels_Expo 2016, agendada para os próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro no Entroncamento, vai estar a presença de uma maqueta modular composta por 14 módulos, perfazendo cerca de 45 metros, e muitas manobras e circulações de comboios em miniatura.

Embora esta seja uma maqueta modesta em extensão e número de módulos quando comparada com outras, como as realizadas pelo Clube de Módulos Maquetren em Portugal, está dilui-se no evento, e será apenas um dos motivos de animação e entretenimento para visitar a exposição de modelismo ferroviário, explica o modelista Mário Fernandes.

. Em Santa Apolónia, na sede da APAC, falamos com Mário Fernandes do Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca. Aproveitamos para saber da presença dos módulos no evento, numa conversa que começou pela gestão das circulações na maqueta.

O modelista ferroviário está ligado à associação, e na organização da Locomodels_Expo é um dos elementos que dinamiza a maqueta modular.

.

 

No entanto, não será por isso que a maqueta modular vai deixar ter ser um peça interessante no evento: “penso que vai ser uma maqueta muito interessante, nos estamos a trabalhar nesse sentido, tanto do ponto de vista dos módulos que vão estar expostos, como do ponto de vista da operacionalidade da maqueta”, refere o elemento do Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca, associação que dinamiza a Locomodels_Expo no Museu Nacional Ferroviário.

Além da presença portuguesa, a maqueta modular vai contar também com módulos e composições vindos de Espanha. “Posso dizer que fomos abordados por 2 modelistas espanhóis que mostraram muito interesse em fazer parte do evento quando souberam que se tratava das comemorações do 160 anos cá em Portugal. E não havendo a possibilidade de alargar muito o espaço que a maqueta ocupa, fizemos todos os esforços para os acolher”. A presença deverá contribuir para ilustrar um imaginário mais ibérico nas paisagens e comboios que irão circular na maqueta.

Além da maqueta modular, o evento compreende ainda outros focos de interesse dentro da temática. Nos três dias de evento está prevista a presença de instalações de modelismo ferroviário nacionais e estrangeiras. Produções onde o modelista procura reproduzir o real ao mais pequeno detalhe. Privilegiando o representar fiel de um edifício, tabuleta, ou chão, recuperando determinada época em determinado lugar.

A Locomodels_Expo 2016 insere-se nas comemorações dos 160 anos do caminho-de-ferro em Portugal, organizadas pelo Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento. O evento tem lugar na nave 14 do complexo museológico, no fim-de-semana de 28 a 30 de Outubro de 2016.