free web
stats

Museu dos CFM homenageia Samora Machel

img: Museu dos CFM

img: Museu dos CFM

Quando em Moçambique se assinalam 30 anos passados da morte de Samora Machel, o Museu da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique homenageia o primeiro Presidente de Moçambique independente com uma exposição.

A Exposição, sob o lema “SAMORA MACHEL E OS PORTOS E CAMINHOS DE FERRO DE MOÇAMBIQUE” está patente no átrio da Estação dos CFM, na cidade de Maputo, desde dia 19 de Outubro.

A homenagem resulta de “uma imensa recolha de imagens das várias visitas efectuadas pelo Presidente Samora Machel aos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, e que conta uma parte importante da história do nosso País”, explica o CFM.

Sobre a passagem da antiga primeira figura do Estado moçambicano pela empresa, o Museu dos CFM adianta: “a 23 de Março de 1977, Samora visitou o Porto de Maputo. No início de 1980, esteve no Complexo Ferro-Portuário de Maputo e, posteriormente, visitou os Portos da Beira e de Nacala, ao longo dos anos 80“.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

A imagem acima retrata uma visita de Samora Machel ao Porto da Beira em 1980. A exposição do Museu dos CFM pode ser visitada até ao final 2016 na estação central de Maputo.