free web
stats

Decoração azulejar das estações portuguesas em destaque no MNA

azul_DNO Museu Nacional do Azulejo (MNA) vai ter “A decoração azulejar figurativa das estações ferroviárias portuguesas” como mote para a rubrica “Conversas à quinta-feira” do próximo dia 8 de Novembro. Os encontros de fim tarde no Museu têm a assinatura dos Amigos do Museu Nacional do Azulejo, e como convidado vai estar Tiago Borges Lourenço.

A sessão terá como ponto de partida “uma leitura das principais características dos conjuntos azulejares encomendados, a partir de 1905, para cerca de meia centena de estações dispersas por quase todo o país, a maioria decorada até ao início da década de 1940″, adianta a organização.

Por sua vez, o orador Tiago Borges Lourenço, surge ligado a “áreas da azulejaria, arquitectura e urbanismo de Lisboa do século XIX e primeira metade do século XX”, como investigador.

Ainda dentro da temática azulejar detém o grau de Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa com a dissertação “Postais Azulejados: Decoração Azulejar Figurativa nas Estações Ferroviárias Portuguesas” (Prémio SOS Azulejo 2014 – “Dissertação de Mestrado – História da Arte”).

A conversa tem lugar no próximo dia 8 de Novembro, 3ª feira, pelas 18h30 horas, no restaurante do Museu Nacional do Azulejo. Mais informações podem ser acedidas junto dos Amigos do Museu Nacional do Azulejo, e-mail: amigosazulejo@gmail.com