free web
stats

Programas Mobilizadores: PFP candidata projecto estratégico de I&D

vosslohA Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) apresentou um projecto estratégico de I&D no âmbito dos Programas Mobilizadores lançados pela Agência Nacional de Inovação. A candidatura do projecto “RailCapacity” resulta das ideias lançadas no Brokerage Day.

O RailCapacity foi apresentada a concurso à Agência Nacional de Inovação no passado dia 17 de Outubro de 2016. Com a candidatura a Plataforma pretende desenvolver “Soluções Avançadas para a Gestão (Monitorização e Manutenção) do Transporte Ferroviário (de mercadorias)”, com o objectivo de aumentar a atractividade e a capacidade do sistema ferroviário.

Nesse sentido, o RailCapacity integra projectos parciais de Comunicações e Cibersegurança, Eficiência Energética, Monitorização de Veículos, Monitorização da Infraestrutura, Novas Tecnologias, Dados de Monitorização e Análise de Dados.

Participam na proposta os associados da PFP, AMBISIG, a Amorim Cork Composites, a EFACEC, a EVOLEO Technologies, a FEUP, a Fireball, o INEGI, o ISEL, o ISEP, o ISQ, o IST, o IT, o LNEC, a Nomad Tech e a Universidade do Minho. A gestão do Projecto Mobilizador está a cargo da Mota-Engil.

“O projecto irá promover a realização de actividades de colaboração ao nível da I&D e Inovação, com base num programa inserido numa agenda estratégica comum do Cluster Ferroviário Português, e permitirá capacitar e contribuir decisivamente para a internacionalização do sector ferroviário português”, destaca a Plataforma.

Para além do projecto RailCapacity, o processo de candidatura aos Programas Mobilizadores permitiu definir uma estratégia alargada para o Cluster PFP. “Esta estratégia foi materializada em projectos colaborativos envolvendo vários grupos de associados – nas áreas de material circulante, infraestruturas e operação – possibilitando aceder a outras tipologias de Projectos a curto/médio prazo”, refere a PFP.

Os Programas Mobilizadores são projectos estratégicos de I&D promovidos Agência Nacional de Inovação, que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação.