free web
stats

SET das Infraestruturas passa pelo Entroncamento no dia 28

mnf18maio1A sessão de abertura do Programa da Comemoração dos 160 Anos dos Caminhos de Ferro em Portugal do Museu Nacional Ferroviário, no próximo dia 28 de Outubro, vai contar com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.

No Entroncamento o Museu preparou um quadro de iniciativas para celebrar o aniversário ferroviário que se estende até 30 de Outubro. Vão ser três dias de entrada livre no Museu que encerra no seu interior, para além da viagem pela história do caminho de ferro em Portugal, uma agenda de momentos de entretimento e animação para toda a família.

No dia 28 o programa do Museu abre ao público pelas 15:00h com um momento de dança com sapateado de Michel, Tap Dance Center Lisboa. Segue-se imediatamente a inauguração do evento LOCOMODELS_EXPO. Mas antes, “terá lugar às 14:30h, a sessão de abertura com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins”.

O programa continua com a inauguração de uma nova área de exposições no Museu Nacional Ferroviário. “Esta nova área é dedicada ao trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima colecção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz. Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e 40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e actualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro”.

Ainda no dia 28 será inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arez.

Esta programação especial conta também com a Siemens Portugal: “ainda no dia 28, será apresentada uma maqueta com uma dinâmica em realidade aumentada que explica como é feita a manutenção de locomotivas em Portugal”.

No dia 29 de outubro, pelas 14:00h, assiste-se ao lançamento nacional do jogo de tabuleiro Ticket to Ride Europe. O jogo “levará as famílias numa emocionante aventura de comboio pelas grandes cidades da Europa”.

Às 16:30h será a vez de de Pedro Dyonysyo oferecer um concerto acústico a todos os visitantes do Museu Nacional Ferroviário. Durante este dia teremos ainda várias oficinas temáticas dedicadas às famílias.

A 30 de outubro será a vez do cinema. “Paddington”, um urso que viaja de comboio passa na carruagem-auditório às 16:30h e fará a delícia das crianças. Também neste dia teremos várias oficinas temáticas para as famílias.

Ainda no dia 30 será anunciado o vencedor do concurso de dioramas cujo tema é O Ambiente Ferroviário Nacional.

Sobre o evento LOCOMODELS_EXPO o Museu adianta: “compreende a exposição de comboios em miniatura em partilha do espaço com os comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes”.

No evento está ainda prevista a presença de modelistas particulares vindos de Portugal e Espanha, bem como fabricantes e lojas especializadas, “estando já confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas e uma maqueta modular com 40 metros de comprimento, onde será possível ver a circulação das miniaturas em várias escalas”.

O evento inicia no dia 28 às 15:00h, com encerramento no dia 30 às 18:00h.

Estarão ainda disponíveis ao público o uso de quadriciclos nas linhas férreas do museu, o circuito de modelismo tripulado, a exposição temporária “Brick by Brick” Comboios em Lego e, naturalmente, a visita à exposição permanente que conta a História dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal.