free web
stats

LOCOMODELS_EXPO e MNF comemoram 160 anos C.F. em Portugal

Os 160 anos de comboios e caminhos de ferro em Portugal que se assinaram no passado dia 28 de Outubro, foram o mote para o Museu Nacional Ferroviário (MNF), em parceria com o Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca (GMFA), dinamizarem um encontro de modelismo ferroviário no complexo museológico do Entroncamento.

A antiga nave do vapor, na parte sul, albergou os participantes da exposição LOCOMODELS_EXPO, que se inseriu no programa do Museu. O evento de modelismo decorreu entre 28 e 30 de Outubro, e procurou trazer para a exposição as várias texturas que o tema comporta.

Durante os três dias de evento podem ainda referir-se alguns momentos. O fabricante Sudexpress apresentou as locomotivas CP 2500. Destaca-se a presença no stand da marca dos vários modelos com o figurino das várias épocas em que estiveram ao serviço.

No último dia de evento foi sorteada a Estação de Freixo de Numão, oferta da Modelismo Artesanal, e foram conhecidos os vencedores do concurso de dioramas. Inscreveram-se quatro peças de “Ambiente Ferroviário”. Em primeiro lugar ficou Gonçalo Germano, segundo Pedro Valadores, terceiro António Espada, quarto Nelson Valente.

A maqueta modular, dinamizada pelo Clube Ibérico de Módulos H0, rondou os 43 metros de módulos portugueses e espanhóis. O evento comportou ainda showcase e outras formas de apresentação em escala H0, N, Hom, jardim. Marcaram ainda presença lojas material circulante e para maquetas, e fabricantes portugueses e espanhóis.