free web
stats

Agenda: Modelismo Ferroviário em Novembro

oeirasModCP1400cA oportunidade de ver e vibrar com comboios à escala em movimento ou em exposição, observar os detalhes escondidos no enredo das maquetas, e porque não encontrar aficionados pela temática e entrar em diálogo; estende-se este mês de norte a sul do país.

Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca

Este fim-de-semana, de 5 e 6 de Novembro, em Loures, o Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca (GMFA) vai estar presente no Modelstep 3º Encontro de Modelismo.

O evento temático de modelismo estático vai contar com mais de 400 modelos, entre material guerra, figuras, aviões, e outros motivos. O programa reserva ainda tempo para workshops de pintura de figuras ou construção de moldes, e exposições dedicada. Neste campo, vão estar em foco peças da Força Aérea Portuguesa, Star wars, e Tributo ao 25 de Abril.

O GMFA participa com o showcase do Luís Lopes, duas vitrinas com modelos nacionais de construção/modificação e os diaporamas do Michel, apuramos junto do colectivo.

Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro

No sábado 12 de Novembro o Clube convida os associados para mais um encontro temático dedicada ao Modelismo Ferroviário. A tarde na sede em Braço de Prata em Lisboa está reservada às locomotivas diesel que circularam em território nacional.

“Continuando o programa de encontros de modelismo na nossa sede em Braço de Prata, desta vez propomos juntar modelos de Locomotivas diesel portuguesas”, destaca nota da associação que convida “todos os sócios a trazer os seus modelos , fazendo-os circular na nossa maqueta”.

Módulos de Comboios do Norte

No sábado 19 Novembro agenda mensal do colectivo Módulos de Comboios do Norte mobiliza mais um encontro de modelismo ferroviário no Núcleo Museológico de Lousado do Museu Nacional Ferroviário. A tarde temática  vai ter como foco as locomotivas diesel CP EE1400.

“Trata-se de um encontro temático desta mítica série. Vamos retratar, dentro do realizável, o máximo de composições possíveis. Procurar ter todas as decorações que circularam em Portugal, quer na CP e posteriormente na Takargo e empreiteiros”, adiantou um dos colaboradores do operador ferroviário e gestor de infraestrutura MCN que assegura a animação das tardes ferroviárias  à escala em Lousado.

Além das circulações de passageiros e mercadorias, o encontro vai contar com a presença da Sudexpress. O fabricante português de material ferroviário H0 vai apresentar as novas 2500/50 e os vagões Zaes. A equipa MCN convidou a marca, e esta aceitou.

Recorde-se que o lançamento série 2500/50 era aguardada com alguma expectativa, o que torna o encontro também numa oportunidade falar com o fabricante e ver as peças que formam a série ao vivo e a cores.

O encontro acontece na tarde de sábado entre as 14h30 ás 17h30 a menos de um minuto da estação de Lousado, servida pelos comboios de Braga e Guimarães.

Loja ComboiosElectricos

A ComboiosElectricos  assinala no dia 21 de Novembro, uma segunda-feira, 11 anos que se mudou para a loja actual em Oeiras. Nesse sentido programou para Sábado dia 26 uma sessão de apresentação dos novos modelos Sudexpress CP 2500/2550 em Oeiras. Adianta a loja que o protótipo a ser apresentado desta vez será a versão com som, e o apito de partida será dado às 15h.

Exposição de Modelismo Ferroviário em Penteado

Depois de uma pausa a sul, os encontros de modelismo ferroviário na linha do Sado estão de volta. O próximo está agendado para  fim de semana de 26 e 27 de Novembro de 2016, no Clube Recreativo do Penteado.

Quando faltam poucas semana para a Exposição de Modelismo Ferroviário em Penteado estivemos à conversa com o modelista escala “N” Nuno Nunes, um dos dinamizadores da exposição de modelismo, que desvendou como vão os preparativos para o encontro a sul do Tejo.

Além dos expositores e maqueta modular, o encontro tem prevista a presença de lojas do sector. O local do evento tem espaço próprio para estacionar, e a colectividade que alberga o evento assegura serviço de bar.