free web
stats

Exposição Relógios da CP – 160 Anos dos Comboios em Portugal

RELOGIO2Primeiro entre 18 de Novembro e 31 de Dezembro de 2016, no Museu do Relógio em Serpa, depois entre 18 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2017 no pólo de Évora do Museu do Relógio, o Baixo e o Alto Alentejo assinalam 160 Anos dos Comboios em Portugal com a exposição “RELÓGIOS DA CP – 160 ANOS DOS COMBOIOS EM PORTUGAL”.

A dimensão tempo, ontem como hoje, está intimamente associada ao caminho de ferro. Basta pensar na pesquisa do horário para escolher o melhor minuto da hora para apanhar o comboio que nos irá levar a um compromisso.

No entanto, de uma forma mais complexa, pode abrir-se em outras reflexões: “se hoje reconhecemos a necessidade da pontualidade e da precisão, esta à muito se deve à indústria ferroviária. Quando no século XIX se deu a implementação das linhas de caminho de ferro a ligar as principais cidades e indústrias, nasce o sentimento e necessidade da precisão, e ainda hoje se perguntará: foi a industria relojoeiro satisfazer esta exigência da indústria ferroviária ou os ferroviários a exigir precisão aos relojoeiros?!?”, coloca em questão o Museu do Relógio quando procura encaixar o tema da exposição.

A oportunidade deste encontro, que junta Museu e operador, surge no âmbito do 160º aniversário dos Caminhos de Ferro Portugueses. Na sua génese está um instrumento de referência na eficiência e precisão associadas à dimensão tempo, o relógio, mas segue daí.

Refere nota do Museu sobre a proposta de acervo exposto:  “o MR em parceria com a CP e com a curadoria do “Amigo do Museu” Eng. Pontes Correia, irá expor temporariamente alguns dos relógios que marcaram presença nas estações ferroviárias nacionais, nos bolsos dos maquinistas e chefes de estação, os relógios da sua sede institucional, ilustrações, pins e alguns e “apontamentos” que acompanharam os seus 160 anos da instituição e da ferrovia em Portugal”.

A exposição passa primeiro pelo Museu do Relógio – Serpa – de 18 de Novembro a 31 de Dezembro 2016. Segue depois para o Museu do Relógio – Pólo de Évora – onde estará patente de 18 de Janeiro a 28 de Fevereiro 2017.

O espaço de SERPA e ÉVORA estão abertos de Terça a Sexta-feira entre as 14h00 e as 17H30
. Aos Sábado, Domingo e Feriados das 10h00 às 12h30 na parte da manhã, e das 14h00 às 17H30
, na parte da tarde. Encerra à Segunda-Feira

Mais informações podem ser solicitada via e-mail: museudorelogio@gmail.com, ou para o Tel. (+351) 284 543 194.

Para quem se deslocar a Évora de comboio é de referir que a CP e o Museu do Relógio têm em vigor um protocolo que permite um desconto de 25% do ingresso no pólo de Évora do Museu, para todos os visitantes que apresentarem o bilhete de comboio do serviço Intercidades no eixo Lisboa-Évora.