free web
stats

Estações Esquecidas estreia-se em projecto editorial

estproibidas_book_03A fotografa Sílvia Gonçalves, dinamizadora do conceito Estações Esquecidas, estreou-se no mundo das publicações. A edição de autor de “Estações Esquecidas -  Por Aqui Passam Comboios”, com a 1º edição limitada a 50 exemplares, procura valorizar a abordagem ferroviária do tema e emprestar dimensão aos registos fotográficos.

Este primeiro ensaio junta imagens, algumas delas inéditas, recolhidas nas incursões ferroviárias de Trás-os-Montes e Alto Douro. No âmbito da abordagem Estações Esquecidas, a autora tem fotografado, numa alquimia muito própria, a natureza, o isolamento e o desencanto das linhas de via estreita encerradas do Sabor, Tua, Corgo, Tâmega, e via larga do Douro.

estproibidas_book_02Aos registos de imagem, na publicação, a autora acrescenta profundidade. Além das legendas, que identificam o espaço, Sílvia Gonçalves recupera na publicação memórias.

Em texto remete para momentos vividos nos locais, onde por palavras eterniza no papel histórias registadas no convívio das saídas. Textura que se equilibra também em frases e imagens dos reflexos que o património ferroviário transmontano tem dado eco na sociedade.

Por outro lado, faz um esforço, e coloca-se ao lado do mirandês. O livro está também escrito no dialecto transmontano.

estproibidas_book_01A edição, limitada a 50 exemplares, é dedicada a todos os aficionados da ferrovia e aos habitantes de Trás-os-Montes. Compreende cerca cinco dezenas de páginas, sendo duas desdobráveis com imagens panorâmicas.

A elaboração do livro insere-se no evento lisbon photobook fair – 7ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa – que termina este domingo. Resulta do workshop “livros de autor – maquetas (dummies)”, e enquadra-se na vontade da autora valorizar o trabalho fotográfico e divulgar a temática ferroviária.

Uma apresentação publica “Estações Esquecidas -  Por Aqui Passam Comboios” ainda não está agendada, mas poderá acontecer em breve, é uma questão de ficarem atentos.

Aos interessados mais informações sobre a publicação pode ser acedidas via mail