free web
stats

Publicações de temática ferroviária em Dezembro

estproibidas_book_02O suporte em papel dentro da temática ferroviária, apresenta este mês três propostas. Desde o inicio do Dezembro encontra-se disponível mais uma edição do “Bastão Piloto”, revista associativa publicada pela APAC, e estão previstas duas apresentações de livros - “Estações Esquecidas -  Por Aqui Passam Comboios” e “Linha da Beira Baixa” – com a presença dos autores.

No dia 15 de Dezembro, pelas 18h, Sílvia Gonçalves apresenta o projecto editorial “Estações Esquecidas – Por Aqui Passam Comboios”, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Lisboa. O núcleo regional tem valorizado a proposta da fotografa na abordagem da região, e que se justifica também no enredo da obra, sendo por isso um lugar natural para dar a conhecer a mais recente dimensão do projecto de autor. A Casa de Trás-os-Montes situa-se no nº50 do Campo Pequeno.

Cinco dias depois, no Centro Nacional de Cultura, também em Lisboa, António Pinto Pires apresenta no dia 20 de Dezembro, pelas 17h30, o livro “Linha da Beira Baixa”, seguido de palestra. A passagem por Lisboa partiu de um convite da APAI. A obra introduz os avanços e recuos do debate parlamentar travado na segunda metade do Séc. XIX que levou à construção da Linha da Beira Baixa.  O Centro Nacional de Cultura, que se juntou à apresentação, situa-se no número 68 da Rua António Maria Cardoso.

A edição 240 da revista associativa “Bastão Piloto” está disponível desde o inicio de Dezembro. Publicada pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro – APAC – a mais recente edição conta com 64 páginas a cores. Entre outros temas, o número 240, destaca o interesse da preservação da memória da sinalização ferroviária, a rede de eléctricos de Lisboa entre 1900 e 1910. Ou a actualidade, como a interoperabilidade do espaço comunitário na tentativa de abertura do espaço ferroviário europeu.