free web
stats

Estações Esquecidas apresentou livro na CTMAD

estesquecidaslivroA Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) em Lisboa foi o palco escolhido por Sílvia Gonçalves, fotografa das exposições Estações Esquecidas, para lançar o seu primeiro trabalho editorial. O foto livro chama-se “Estações Esquecidas – Por Aqui Passam Comboios”, e foi apresentado no passado dia 15 de Dezembro.

Para lá das “Terras do Demo” fica o “Reino Maravilhoso”. O rio Douro separa os territórios trovados por Aquilino Ribeiro e Miguel Torga. A fotografa trilhou o que resta da ferrovia nas encostas, vales e planícies do segundo. É esse olhar, que partilhou em várias exposições fotográficas, que agora passa a suporte livro.

A edição recupera imagens e memórias da autora focadas no passar do tempo, abraço do tempo e algum desencanto da ferrovia transmontana. Na apresentação estivemos à conversa, num diálogo curto, num momento em que autora faz a diferença em mais uma etapa de Estações Esquecidas.

A apresentação contou com intervenções de Nuno Aires, presidente da CTMAD, o escritor transmontano João de Deus Rodrigues, e o amigo e cúmplice da abordagem transmontana José Fiães. A sessão ficou ainda marcada pelas memórias associadas ao comboio e ao transporte ferroviário na linha do Tua, evocar do Reino Maravilhoso de Miguel Torga, e poesia, pelas amigas da autora Graciela Nunes, e Elsa. Sílvia Gonçalves fechou a sessão, seguindo-se a sessão de autógrafos, e um porto de honra.

Do outro lado compuseram a apresentação, amigos e pessoas atentas ao projecto Estações Esquecidas, que mesmo num dia de temporal não deixaram de marcar presença na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Aos interessados mais informações sobre a publicação pode ser acedidas via mail