free web
stats

Publicações estrangeiras no correio

publicacoes[04.09.2017] Chegou mais de mais uma edição da revista digital com novas da Argentina. A edição de Setembro Tren Rodante evidência várias áreas da dinâmica do país sul americano.

No número 224 nota para o novo material circulante de carga para a linha de mercadorias de San Martín.  Ou como fazer um túnel em modelismo.

Em português, também do outro lado do Atlântico, o Informativo AFPF. As duas páginas de Setembro trazem “muita informação”, diz o Ferroviarista & Pesquisador António Pastori, presidente da AFPF.

[01.08.2017] Como sugestão para ler numa esplanada fica o número 223. de Tren Rodante, com frescas da Argentina.

Também de terras da América do sul, na caixa do correio, a edição de Agosto do Informativo AFPF. Neste número uma imagem curiosa de um utente da ferrovia que espera pelo comboio no Brasil.

[02.07.2017] Em Julho está de volta mais uma edição de “Tren Rodante”, e regressam duas publicações digitais que não sendo estrangeiras são sempre bem vinda na caixa do correio. O “Sobre Carris do Clube” de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC), e o “À Tabela” da Comissão de trabalhadores da CP Comboios de Portugal.

Este mês, depois um período de interrupção na publicação, marca o regresso das noticias do CEC. A edição de Julho dá conta das actividades desenvolvidas nos últimos meses. Em particular destaque está o último encontro de Modelismo Ferroviário.

A revista digital argentina Tren Rodante é outro regresso. Trata-se da edição 222 da publicação ferroviária. O número recupera temas da actualidade do país, com particular destaque para a intenção da Argentina em lançar um concurso para reabilitar 700 km de Ferrovia até ao final do ano.

O modelismo ferroviário é outro dos temas em destaque no número de Julho. A revista foi até Praga, na República Checa, para ser servido por … comboios à escala.

A edição do “à Tabela” 126 marca o regresso do ponto de vista da Comissão de Trabalhadores da CP. Nesta última edição estão em foco uma análise ao Relatório e Contas 2016 da CP e ao Plano de Actividades. Como tema de destaque deste número “O Futuro da CP Continua em Perigo”.

Do continente Europeu fica a dica para um revista de passageiros publicada por um operador ferroviário. No caso trata-se da revista, edição 18, Club Renfe. São cerca de 100 páginas de cultura com destaque na capa para Scarlett Johasson.

[03.06.2017] Este mês as publicações digitais, além do continente americano, estendem-se a África com uma estreia.

De Moçambique termina a sua marcha nesta página a “Xitimela” Edição – 24. A revista bilingue, português e inglês, é editada pelo operador ferroviário Moçambicano.

Não sendo uma publicação regular, trata-se do último número, ajuda a ilustrar a realidade ferroviária moçambicana.

Do Brasil, como é habitual, temos o Informativo AFPF de Junho, número 164. Das duas folhas da associação de mote ferroviário fluminense, a webrails.tv chama a atenção para a destruição de mais de 700 km de via métrica fluminense estão a ir para o “vinagre”.

Mas outro apontamento que merece referência. No mês passado um “ferreocar” para linhas abandonadas esteve em testes na Paraíba do Sul.

[03.05.2017] Da Argentina o número 220 do Tren Rodante. A revista digital mensal sul americana dá destaque à construção de um túnel que vai evitar o atravessamento de 51 passagens de nível em Buenos Aires.

As locomotivas a vapor no material circulante e no modelismo maquetas em miniatura, são outras entradas de interesse.

Na actualidade internacional a Tren Rodante de Abril destaca a chegada do primeiro comboio de mercadorias directo a Inglaterra vindo da China.

[04.04.2017] Embora tenham chegado a tempo e horas só hoje houve tempo para trazer duas publicações estrangeiras que habitualmente desaguam na Caixa do Correio.

Do Brasil, pela mão do activista ferroviário Antonio Pastori, o Informativo da AFPF de Abril. Também da América do sul, mas em castelhano, Tren Rodante, número 219.

Destacamos na edição mensal argentina a rubrica de um acordo entre a Bolívia e a Alemanha para a construção de uma ferrovia para ligar o Atlântico ao Pacífico.

Da terra de Vera Cruz “duas folhinhas apenas” do Informativo da AFPF 162. Neste edição, entre outro apontamentos, o colectivo revisita 18 anos de luta.

[02.03.2017] O inicio do mês de Março trouxe à caixa do correio três publicações digitais. Uma portuguesa, “à Tabela”, editada pela Comissão de Trabalhadores da CP Comboios de Portugal, e as já habituais  sul americanas “Informativo AFPF” e “Tren Rodante”.

Do Brasil a AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária deixou no correio electrónico o número 161 do “Informativo AFPF”. Duas páginas de quem olha e assume posição a favor da ferrovia.

O “Tren Rodante” vem da Argentina. Na edição 218 , entre outros temas, a revista fala sobre as novas locomotivas chinesa da CRRC para a ferrovia de Belgrano, a forma inovadora de construir pontes na China. Ou o peso dos vagões em modelismo ferroviário.

O número 125 do “à Tabela” recupera temas que movem e motivam os ferroviários da empresa pública portuguesa.

 

[01.02.2017] Com o primeiro dia de Fevereiro duas revistas digitais sul americanas chegaram à caixa do correio. Do Brasil o “Informativo AFPF”, e da Argentina mais uma edição de “Tren Rodante”.

A edição número 217 de “Tren Rodante”, em tema de capa, desataca “El otro tunel de Sarmiento”, “Las tipo 100 del BAP” e “Un tendido de tres niveles”.

Nesta edição surge ainda um artigo curioso sobre um barco sueco do final do século XIX que andava sobre carris. Nas últimas páginas uma reportagem de modelismo ferroviário sobre uma maqueta gigante, com os lugares comuns do continente americano. Por lá estão representados o canal do Panamá ou o Cristo Redentor.

Por seu turno a publicação da AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária dedica duas páginas a divulgar, e alertar, para o estado e orientação politica para a malha ferroviário em .BR. O “Informativo AFPF” de Fevereiro alerta ainda para actividades culturais  ferroviárias em agenda, e lança o desafio”Foto-teste: que lugares são esses?”, para se descobrir lugares ferroviários do imaginário brasileiro.

 

[03.01.2017] Do continente sul americano chegaram esta segunda-feira, segundo dia do mês de Janeiro, dois links para publicações digitais estrangeiras. Da Argentina, em castelhano, “Tren Rodante”,  número 216, e do Brasil, em português, o boletim “Informativo AFPF”.

Da terra do Tango terminam a sua marcha na caixa do correio da nossa plataforma 70 páginas da edição de Janeiro da “Tren Rodante“. A publicação revela que a Argentina tem curso um investimento considerável em material circulante, locomotivas e vagões, para equipar e dar músculo à sua ferrovia no transporte de carga. A revista digital, além de enquadrar os veículos na parte operacional e técnica, apresenta uma extensa reportagem fotográfica com imagens do momento da chegada do novo  material ao Porto de Buenos Aires.

A publicação digital argentina recupera ainda outros temas nacionais e internacionais. Deste lado Atlântico escreve e mostra os interiores do futuro AVE espanhol, e a intervenção numa ponte inglesa para elevar o gabarito da obra de arte. Há ainda espaço para recuperar dimensões históricas e de modelismo associadas à ferrovia na Argentina.

Do Brasil chega o já habitual boletim publicado pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF). O número 159 coloca o ano de 2016 em retrospectiva. No boletim de duas folhas são recuperador artigos de referência dos 12 meses, e algumas imagens.