free web
stats

Uma locomotiva chamada Land Rover Discovery

wagonlits_landroverEm Junho de 2016 o modelo Land Rover Discovery rebocou uma composição composta por três carruagens. Embora para a marca andar sobre carris e rebocar comboios não seja novidade, a acção promocional da Land Rover ficou documentada em video.

Em pouco mais de dois minutos de filme o SUV da marca britânica mostrou ser capaz de puxar, ao longo de 10 km, três carruagens históricas, num total de 108 toneladas – lê-se na nota de imprensa sobre a acção promocional disponível no site da marca.

A suportar a tracção da composição – um vagão restaurante da wagonlit mais duas carruagens – está um esforço tractor que em ferrovia acaba por ser menor do que em estrada. Cada tonelada rebocada na ferrovia – em recta num terreno plano – requer esforço tractor igual a 1/4 do esforço exigido em estrada[1], para referir que o grande desafio do Discovery esteve no retirar o material circulante do estado de inércia para dar lugar ao movimento.

Depois, talvez o mais interessante seja imobilizar a composição. Algo que deverá ter sido feito com recurso ao freio manual das carruagens.

A a nota de imprensa da Land Rover adianta ainda que para a viagem a “unidade de tracção do veículo não sofreu alterações” para a acção promocional. Mas assinala a instalado um sistema para andar sobre carris: “a única alteração foi levada a cabo nas rodas do veículo de modo a poder circular sobre os carris, proeza levada a cabo pelos técnicos da Aquarius Railroad Technologies com a finalidade de estabilizar o veículo”.

A tracção foi assegurada pelos quatro pneus a actuar sobre os carris de ferro, mas foram os dois eixos, montados à frente e atrás, que mantiveram o Discovery na linha.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Em termos de motorizações, este modelo Sport conta com um diesel Ingenium UE6-compatível disponível com dois níveis de potência: 150 cv e 180 cv.  De acordo com a Land Rover a acção comercial recorreu à motorização do modelo 180 cv. O SUV oferece uma velocidade máxima de 188 km/h e pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos.

O SUV compacto Premium Discovery Sport está à venda em mais de 170 países e é fabricado na fábrica de Halewood, no Reino Unido.