free web
stats

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 2ª EDIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAQUINISTAS

Decorrente do interesse demonstrado por alguns operadores ferroviários em maquinistas qualificados formados para o mercado, a Fernave decidiu lançar a 2ª edição do Curso de Formação Inicial de Maquinistas, que deverá começar a 13 de Maio, em Lisboa, em horário laboral.

Com a frequência deste Curso e aprovação final no mesmo, os formandos obtêm a certificação para conduzir em 3 tipos diferentes de material circulante e num determinado itinerário da rede ferroviária nacional, tornando-se profissionais, caso fiquem aprovados no exame final no IMT, com a Carta de Condução que os habilita ao exercício da profissão de Maquinistas, e aptos para poder exercer a função de condução nos operadores ferroviários nacionais mediante acções de formação complementares e pontuais, em função do material circulante e dos itinerários onde desenvolvam a sua actividade.

 Tendo tido em linha de conta a directiva comunitária sobre a interoperabilidade e a certificação de maquinistas, a Carta de Condução obtida permite conduzir noutros países, embora seja necessária a formação complementar no material circulante utilizado nesses países e nos respectivos itinerários.

Face à primeira edição lançada em Dezembro de 2012 e ainda a decorrer até Setembro deste ano, esta 2ª edição apresenta algumas diferenças que enriquecem ainda mais o plano curricular do Curso: em primeiro lugar, a introdução da formação e certificação em mais um tipo de material circulante, na locomotiva diesel EURO 4000 para além dos dois tipos que já estavam contemplados no programa da 1ª edição, (Automotora UQE série 2300/2400 e  Locomotiva Siemens LE 5600).

Por outro lado, a possibilidade de realizar a formação prática em contexto de trabalho e ainda a oportunidade de realizar um estágio num operador ferroviário, veio tornar este Curso, único em Portugal e homologado pelo IMT, numa aposta de futuro com acesso a uma profissão que até à data apenas estava disponível mediante as iniciativas próprias dos operadores de transporte ferroviários de passageiros e de mercadorias.

Como pré-requisitos para ingressar no Curso de Formação Inicial de Maquinistas, os candidatos devem possuir idade mínima de 20 anos; escolaridade mínima obrigatória completa ou qualificação profissional adequada; aptidão física e mental e aptidão psicológica comprovadas e realizadas por meio de exames, realizados ou supervisionados por um psicólogo médico/entidade reconhecido/a pelo IMT.

 Sessão de Esclarecimentos

A Fernave promove em Lisboa, no dia 22 de Abril pelas 15h00, uma Sessão de Esclarecimento sobre a 2ª edição do Curso de Formação Inicial de Maquinistas. Onde serão apresentadas todas as informações desta iniciativa e interessados poderão esclarecer todas as dúvidas.

 Inscrição  pbfonseca@fernave.pt  ou jgcapelao@fernave.pt

fonte: fernave.pt