free web
stats

Intervenção no troço Elvas fronteira com concurso na primavera

O Estado vai lançar o concurso para reabilitar o troço de 9 km entre Elvas e a fronteira espanhola na linha do Leste, esta primavera. O anúncio à imprensa foi do ministro Pedro Marques este sábado, em declarações na cidade de Elvas.

“Posso anunciar que a primeira empreitada dessa reabilitação (Sines-Caia) começará em Elvas, com a modernização do troço até à fronteira, cujo concurso será lançado no início da primavera, para que a obra possa concluir-se no próximo ano”, disse na ocasião.

Este troço de nove km da linha do Leste é antigo e ainda não foi alvo de intervenção. Ao contrário de outros pontos já beneficiados do corredor que começa em Abrantes, a ligação à fronteira desde Elvas comporta material 45 (carril), travessas em madeira, e as composições encontram-se sinalizada para circular a 30 km/h.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Sobre a intervenção orçada em 18,5 milhões de euros adiantou: “Será uma obra de renovação integral da linha existente numa extensão de nove quilómetros, com reabilitação de duas pontes, desnivelamento de passagens de nível para garantir condições de segurança e ampliação da estação de Elvas para que possa receber os maiores comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento”.

A obra conta com o apoio de fundos comunitários, e será o ponto de partida, avança o governante, para a futura ligação ferroviária Sines-Caia.