free web
stats

Apresentação das novas locomotivas SUDEXPRESS 2500/2550 no CEC

Já estão disponíveis no mercado os 2 primeiros modelos de locomotivas da série 2500/2550 em H0 da SUDEXPRESS, em versões DC analógico e digital com som. A 2508 na versão azul com pantógrafos romboidais e a 2570 na versão laranja e com pantógrafos semi-romboidais.

2500CEC_00         IMG_2665_wr

A série 2500 era composta por 15 locomotivas do tipo Bo Bo, foram as primeiras locomotivas eléctricas a circular em Portugal com tensão de funcionamento de 25Kv/50Hz desde 1956 até meados de 2009 e traccionaram tanto comboios de passageiros como mercadorias

O CEC (clube de Entusiastas do Caminho-de-ferro) fez a sua apresentação aos sócios através do coordenador do modelismo Augusto Sequeira.

Ao desembalarmos o modelo ficamos logo com uma sensação da presença de um produto da mais alta qualidade no qual sobressaem os mais finos detalhes. Apesar de a embalagem ser um pouco sobredimensionada comparativamente ao modelo anterior, a série 1400, quem adquirir toda a série, no qual estão previstos 12 modelos, vai ter de arranjar bastante espaço lá em casa. O fabricante poderia ter optado por caixas da mesma dimensão conforme se pode ver na foto, até pelas dimensões aproximadamente iguais dos dois modelos.

2500CEC_01

Quanto a acessórios, os modelos vem com as tradicionais mangueiras de ar-comprimido e de vácuo, 2 engates standard, um folheto com uma breve história desta série e um patim para corrente alterna. Para converter para corrente alterna basta fixar o patim ao bugie com o parafuso fornecido, abrir o modelo e deslizar um pequeno interruptor que tem na placa principal para a indicação AC.

2500CEC_03

Os principais pontos fortes do modelo são:

  • Correctamente e finamente detalhado
  • Tampões de choque funcionais
  • Facilidade com que se abre a máquina através de 4 encaixes e não parafusos
  • A ausência de cablagem da carcaça para o chassis quando se abre a máquina o que facilita o seu manuseamento, existindo um conector de pinos para assegurar os contactos necessários
  • Pré-instalação de 2 colunas de som em todas as versões
  • Na versão digital com som, são vários os sons pré-instalados além de dois tipos de buzinas
  • Sistema de elongação para adaptação de engate curto

2500CEC_04

As janelas laterais dos 2 corredores vem tapadas com fitas pretas, mas ao retirar-mos essas fitas vê-se o motor, o que talvez para alguns modelistas, o modelo fique mais realista.

Quanto ao aspectos menos positivos:

  • Caixa grande
  • Som muito baixo, e mesmo com o CV no valor máximo, com o rolamento há dificuldade em ouvir claramente o som
  • Os modelos digitais com som, não trazem junto com os acessórios a placa-ponte para voltar a converter a locomotiva em analógico caso o modelista o pretenda (o anterior modelo 1400 digital com som traz essa placa)
  • Os pantógrafos, embora funcionais, não possuem ligação à placa mãe caso se pretenda que o modelo circule com alimentação pela catenária, como se pode ver pela fotografia
  • Preço elevado, apesar da qualidade do modelo

Em tracção, o modelo comportou-se bastante bem na maquete inclusive em curvas de raio mais apertado e na passagem pelas agulhas. O controlo de velocidade quer em analógico, quer em digital é fácil e permite arranques muito lentos, e, embora os rodados não tragam aros de aderência, a locomotiva puxou bem um conjunto de vários vagões e carruagens sem qualquer problema.