free web
stats

Passeios Ferroviários do CNC no primeiro trimestre

img : Alice Wiegand

img : Alice Wiegand

O Centro Nacional de Cultura (CNC) promove nos meses de Fevereiro e Março dentro do programa “Passeios de Domingo” três saídas ao encontro do Património Ferroviário. As propostas, duas em Lisboa e uma no Entroncamento, resultam da parceria entre a entidade cultural e a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI) para a valorização do Património Industrial.

O primeiro “Passeio de Domingo”, inserido no Ciclo Património Industrial, está marcado para 5 de Fevereiro e desafia à descoberta das estações do Rossio e Sul e Sueste. Seguem-se no programa visitas guiadas a 12 e 25 de Março.

A doze com uma incursão às linhas de Cascais e Cintura. A iniciativa promove o encontro com as estações de Cais do Sodré, Alcântara Mar e Alcântara Terra. A vinte cinco a incursão será de um dia, com transporte incluído, no Entroncamento. A cidade ferroviária será palco de uma visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário, Oficina de Creosotagem (1907) e bairros ferroviários.

A condução dos passeios é coordenada por associados da APAI, têm número limitado de inscrições, e um custo associado. Mais informações sobre estas e outras propostas de saídas, bem como as condições associadas ao passeio, podem ser encontradas no calendário de passeios do CNC.

Os três passeios apresentam-se também como complemento empírico do curso “Caminho de Ferro e Património Ferroviário”. O segundo Módulo tem inicio no próximo dia 7 de Março.