free web
stats

Lisboa acolhe o “I Encontro Anual Indústria, História, Património” em Abril

cartaz_I_ENCONTRO_IndustriaA Rede Industria História e Património realiza nos dias 18, 19 e 20 de Abril de 2013, o I Encontro Anual Indústria, História, Património na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo de três dias o encontro internacional vai promover intervenções e fruição sobre os domínios da Indústria, História, e Património. E proporcionar uma oportunidade para reflectir sobre “a problemática da industrialização e das dinâmicas de articulação entre história, indústria e património, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem“. E entrar no debate aberto e pluridisciplinar “dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria enquanto realidade social global, compreendendo o património material e imaterial (tecnologia, saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objectos, sítios e paisagens).

O Património ferroviário, Luís Filipe Gomes (CP, Comboios de Portugal), A industrialização e o Património industrial: O processo de preservação do legado dos Caminhos de Ferro de Moçambique, Elsa Dimene e Daniel Inoque (Museu dos CFM), Pistas para uma Rota do Património Ferroviário do Barreiro, Rosalina Carmona (Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro), vão ser algumas das apresentações com base na temática ferroviária, entre outras, que uma leitura mais atenta do programa pode desvendar.

A Rede Indústria, História, Património (RIHP), surgiu em Novembro de 2012, reúne Instituições ligadas os ensino, unidades de investigação, e investigadores interessados nos domínios genericamente sintetizados sob a designação Indústria, História, Património.

No contexto do  I Encontro Anual Indústria, História, Património é promovida uma visita guiada no dia 20 de abril, às Minas da Panasqueira  e Museu Mineiro, e ao  Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

 … mais informações sobre o Encontro Internacional : Aqui